EM ALTA
Home

Obra irá modernizar e ampliar atendimento no Hospita das Clínicas

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

29/01/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————-

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, maior complexo hospitalar da América Latina, inicia sexta feira, 1º de fevereiro, a segunda fase de uma ampla reforma no pronto-socorro de seu Instituto Central que irá modernizar e ampliar a assistência aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Muitos pacientes de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica acabam sendo transferidos para o HC, dependendo da gravidade do estado de saúde.

Durante as obras, que vão durar 12 meses, serão investidos R$ 4 milhões no local. Isso irá multiplicar por três a capacidade de atendimento para pacientes muito graves, como vítimas de acidentes de carro e motocicletas, com politraumas.

Com a reforma, serão criadas salas de ressucitação, com baias especiais, totalmente equipadas, com monitores, respiradores e outros recursos avançados, além de equipe multidisciplinar capacitada para estabilização de quadros muito graves dos pacientes. Esse modelo é adotado em países como EUA, Canadá, Japão e Alemanha. 

As salas de emergência serão equipadas com monitores de última geração, que permitem o acompanhamento detalhado e imediato dos sinais vitais do paciente,  inclusive durante a parada cardíaca, permitindo um atendimento mais eficiente. 

Será implementado, ainda, o prontuário eletrônico, em que todo o histórico do paciente e seus exames laboratoriais ficarão num sistema informatizado de fácil acesso para a equipe médica, agilizando o atendimento e tornando-o mais seguro. 

O mais moderno Pronto –Socorro do País será capaz de atender à demanda cada vez maior causada por casos gravíssimos, principalmente em razão de acidentes automobilísticos, infecções generalizadas e doenças cardiovasculares, que exigem tratamento imediato e altamente especializado. A reforma, numa área de 1.050 metros quadrados, irá ampliar e melhorar a recepção, a classificação segundo a gravidade e o fluxo de pacientes.

Mudanças

Em razão da obra haverá mudanças no atendimento. Cerca de 300 pacientes que buscam o Pronto-Socorro do HC espontaneamente serão afetados. Os casos mais frequentes entre estes pacientes são os que não apresentam gravidade, como gripe, diarreia, dores de cabeça e mal-estar e serão encaminhados para as cerca de 150 AMAs e unidades de pronto-atendimento próximas às suas residências, gerando um impacto médio de dois pacientes/dia por unidade. O Plantão Controlador do HC foi ampliado e irá regular todos os pacientes graves que necessitarem ir para o HC provenientes de outros equipamentos de saúde.

A medida terá de ser tomada para garantir que nenhum paciente tenha a sua saúde prejudicada por conta das obras e também para fornecer o atendimento correto a pacientes gravíssimos, trazidos pelos serviços de resgate como o Águia, Samu e bombeiro. A área reservada para os casos graves durante esssa fase será devidamente adequada para que os pacientes não sejam prejudicados pelas obras. 

O HC preparou uma grande campanha multimidia, incluindo o uso das redes sociais, para garantir que a população seja devidamente informada e possa esclarecer suas dúvidas.

HC adota Protocolo de Manchester

Para garantir o atendimento dos pacientes graves durante este período, o HC-FMUSP decidiu implementar o Protocolo de Manchester, referência internacional para a identificação da gravidade dos pacientes.

A classificação aponta com precisão seis níveis de gravidade, identificadas por cores (branco, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho, este último o mais grave). Em caso de classificação vermelha, por exemplo, o atendimento será imediato. 

É precisso ressaltar que, durante a reforma, nenhum paciente grave ficará sem atendimento. Mais que isso, haverá a garantia de que o tratamento será rápido e com a qualidade que caracteriza o Hospital das Clínicas. No final desse período de obras, a população será beneficiada com o mais completo e equipado Pronto-Socorro publico da América Latina, com um nível de excelência apenas comparável aos maiores centros de medicina internacionais.

 

Notícias relacionadas