EM ALTA
Home História

Há 31 anos, Escolas Dalva Barbosa Lima Jason e Reverendo Almir Pereira Bahia eram inauguradas

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

26/04/2019 17:12
Acervo / Jornal O Cidadão
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Publicado no Blog de Clayson Latorre, do jornal O Cidadão

Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 259 do Jornal O Cidadão, publicada em abril de 1988. Entre os destaques da semana, estava a inauguração de duas escolas estaduais.

Taboão da Serra viveu um boom populacional na década de 80 e as necessidades básicas como educação e saúde se tornaram mais agudas. No dia 1º de maio de 1988 o município ganhou duas escolas estaduais que até hoje continuam educando novos jovens. A EE de Primeiro Grau do Jardim Maria Helena (atual Professora Dalva Barbosa Lima Jason) e a EE Reverendo Almir Pereira Bahia, no Jd. Santo Onofre, foram entregues a comunidade.

O Cidadão escreveu na época: “Neste domingo, dia 1º de maio, teremos a inauguração de mais duas escolas em nosso município, ampliando assim a rede escolar de primeiro grau de Taboão da Serra”.

Segundo matéria publicada na época, a EE de Primeiro Grau do Jardim Maria Helena foi inaugurada às 14h30 e estava localizada na rua Constantino Dias Lopes, 101 com “uma área construída de 839 metros quadrados, dois pavimentos, possuindo seis salas de aula, Quadra Poli-Esportiva, Zeladoria, Galpão e Dependências Administrativas”.

Acervo / Jornal O Cidadão
A EE de Primeiro Grau do Jardim Maria Helena (atual Professora Dalva Barbosa Lima Jason) no Jd. Salete

Logo em seguida, às 15h30, seria inaugurada a EE Reverendo Almir Pereira Bahia “tendo em vista as condições precárias do prédio antigo, inaugurado em 1971. Este novo e moderno prédio está localizado à avenida Ibirama, nº 1.320, construído também em dois pavimentos, conta com 10 salas de aula, Galpão, dependências administrativas, Zeladoria, Quadra Poli-Esportiva e demais instalações necessárias”.

As escolas foram construídas pela prefeitura de Taboão da Serra conforme convênio firmado pelo então prefeito Buscarini em 1987, com a Conesp (Companhia de Construções Escolares do Estado de São Paulo).

Portanto, na próxima quarta-feira, dia 1º, essas duas escolas irão completar 31 anos em Taboão da Serra.

E tem mais

Na mesma edição a prefeitura de Taboão trabalhava na ampliação do número de escolas infantis. Duas escolas estavam sendo erguidas ao mesmo tempo, a EMI do Conjunto Habitacional Serra Verde (Inocoop) atual EMI Pelezinho e também a EMI do Jd. Irapuã (atual EMI Jotalhão) que seriam inauguradas no final de 1988.

“Ambas as escolas foram projetadas por pessoal da própria prefeitura e terão as seguintes dependências cada uma delas: três salas de aula, três alas para berçário, lactário, lavanderia, galpão para refeitório e recreio, cozinha, depósito, salas de banho e troca, sanitários, dependências administrativas, solário, play ground e estacionamento”.

Acervo / Jornal O Cidadão
Construção da EMI Pelezinho, em 1988, no Inocoop, Pq. Pinheiros

TAGS

Notícias relacionadas