EM ALTA
Home

Chico Brito é reeleito presidente do Conisud

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

16/01/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————–

Publicado no Blog do Toledo

O prefeito de Embu das Artes foi reeleito na manhã desta quinta-feira, dia 17, como presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), que reúne oito cidades da região. O vice-presidente escolhido foi Roberto Rocha, prefeito de Vargem Grande Paulista.

Outros dois cargos também foram escolhidos na reunião que aconteceu na prefeitura de Itapecerica da Serra. Clodoaldo Leite, prefeito de Embu-Guaçu, será o Diretor Administrativo Financeiro e Francisco Júnior, prefeito de Juquitiba, foi eleito Diretor Técnico Operacional. Os cargos foram escolhidos por unanimidade entre os prefeitos.

Foto: Eduardo Toledo

Nova diretoria do Conisud: Clodoaldo Leite, de Embu-Guaçu, Roberto Rocha, de Vargem Grande, Chico Brito, de Embu das Artes e Francisco Júnior, de Juquitiba

Entre os principais temas debatidos entre os prefeitos e que serão pauta de ações do Conisud durante o ano estão às questões do lixo, da segurança, do transporte público e da saúde. “Hoje nossa região, com Cotia e Vargem Grande, chega a um milhão de habitantes. É muita gente. Alguns estados deste país não têm um milhão de habitantes”, lembrou Chico Brito.

Uma das principais reivindicações dos prefeitos, principalmente dos municípios que estão na área de proteção ambiental, é uma compensação por preservarem os mananciais que abastecem boa parte da Grande São Paulo. Juquitiba e São Lourenço da Serra, que têm 100% da área de preservação, por exemplo, não podem criar parques industriais.

Para Chico brito, esse é um tema que deve ser debatido com o Governo do Estado. “Estamos em uma área de proteção de manancial e devemos discutir com o Governo do Estado a questão do ICMS Verde. Não recebemos um centavo sequer e não temos nenhuma compensação. Queremos um modelo diferenciado de desenvolvimento econômico, um fundo de compensação para os municípios que fazem sua preservação”.

Outro problema que deve ser debatido regionalmente, segundo os prefeitos, é a segurança pública. “Hoje não temos condições de manter uma capacitação constante dos guardas municipais, nossa ideia é construir regionalmente um centro de formação da GCM, além de buscar recursos para equipar melhor as guardas”, disse Chico Brito.

Ainda sobre segurança, o prefeito de Embu disse que é consenso entre os municípios que se tenham mais ações aplicação da Lei Seca e do combate ao abuso sonoro. Os prefeitos defenderam ainda que os sistemas de vigilância através de câmeras, além de estarem nos centros das cidades também possam vigiar as divisas dos municípios.

Essa foi a primeira eleição que contou com a presença de Cotia e Vargem Grande Paulista, que entraram no Conisud em 2012. Fernando Ferndandes e Carlão Camargo, de Cotia, não participaram da reunião, pois já tinham compromissos agendados.

O Conisud é composto atualmente por oito cidades: Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Cotia e Vargem Grande Paulista.

 

 

Notícias relacionadas