EM ALTA
Home

Confusão e discussão marcam posse em Embu das Artes

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

01/01/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————-

Em solenidade que reuniu cerca de 700 pessoas e lotou o plenário da Câmara Municipal, os 15 vereadores, o prefeito e o vice-prefeito eleitos de Embu das Artes assumiram os mandatos para os próximos quatro anos (2013-16), neste dia 1º de janeiro, em ato que levou quatro horas. Após a proclamação de posse, os vereadores elegeram a mesa-diretora em votação que foi marcada pelo embate entre integrantes da oposição e a maioria governista.

Sandoval (Doda) Soares Pinheiro (PT) foi eleito presidente da Câmara; Luiz Carlos (do Depósito) Calderoni (PMDB), vice-presidente; Euclides (Clidão do Táxi) Pereira dos Santos (PC do B), primeiro-secretário; e Jefferson (do Caminhão do Lixo) da Silva Siqueira (PR), segundo-secretário, por 13 votos. Os vereadores foram escolhidos, em votação aberta, para condução das sessões de votação e administração do Legislativo no biênio 2013-2014.

Foto: Adílson Oliveira | Divulgação


Prefeito Chico Brito observa impasse entre Ney Santos e o presidente Doda

Eleitos em coligação adversária da dos demais parlamentares, os dois vereadores do PSC se abstiveram em votar, entre eles Claudinei (Ney) Alves dos Santos, que presidiu o ato de posse como vereador mais votado na cidade. Santos chegou a declarar nula a sessão de votação ao apontar a obrigatoriedade da proporcionalidade partidária na composição da mesa-diretora, mas a eleição foi considerada legítima pelo voto de 13 vereadores.

Na solenidade, cada vereador assinou o livro de posse, após ter a declaração de bens divulgada em público e, com braço estendido, prestar compromisso solene – “Prometo exercer com dedicação e lealdade o mandato popular que a mim foi confiado, respeitando fielmente e com dignidade as constituições Federal e Estadual, a Lei Orgânica do Município e demais leis deste país, promovendo o bem-estar dos cidadãos e cidadãs de Embu das Artes”.

O prefeito Francisco (Chico) Nascimento de Brito e o vice Nataniel (Natinha) Carvalho (PDT) também prestaram o juramento na sessão “histórica”. Em discurso, Chico disse que a nova gestão está orientada conforme seu slogan na campanha eleitoral, “Pra fazer ainda mais”. Ele apresentou os secretários municipais ao público, “para serem cobrados”. Participaram da posse os deputados estadual Geraldo Cruz e federal José Mentor, ambos do PT.

Em tribuna, vereadores se comprometeram a honrar a confiança do eleitor. Gilvan (da Saúde) Antonio de França (PPS) falou também como novo líder do governo na Câmara. O presidente eleito Doda disse que a Câmara terá uma atuação democrática e aberta à participação da população, para “propor junto com os vereadores projetos para melhorar a nossa cidade”. Ele convocou sessão extraordinária para esta quarta-feira, dia 2, às 10h.

 

Por Adilson Oliveira – Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes

 

Notícias relacionadas