Home
›
Novos telecentros e perspectiva de internet grátis à população de Embu
2 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
O Programa Embu Digital (PED), da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Embu das Artes, mantém vários telecentros (denominados CIDEA – Centro de Inclusão Digital Embu das Artes), espalhados pela cidade, espaços equipados com computadores, voltados para a inserção da população à tecnologia da informação e que funcionam como porta de entrada para a comunicação e o estímulo à melhoria das relações comunitárias.
Além dos oito CIDEA existentes, está em fase de conclusão a unidade do Jd do Colégio, que em breve será entregue. Para 2013, mais três unidades deverá ser inaugurada. Uma integração com a Secretaria de Participação Cidadã irá possibilitar a criação de dois CIDEA: no CRJ (Centro de Referência da Juventude) e no CRI (Centro de Referência do Idoso). Além dessas, há um projeto para implantação no bairro Jd. Santa Clara.
O PED visa a instalação de telecentros nas 20 regiões do município, numa parceria com Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública vinculada ao Governo Federal. A Suzano Papel e Celulose também é colaboradora do programa.
Ainda para o ano que vem, está em andamento, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, um projeto de implantação de cabos de fibra ótica que irão disponibilizar internet gratuita e sem fio aos prédios públicos e escolas municipais. Para isso, a Prefeitura aguarda a aprovação de um convênio com o Programa Cidade Digital do Ministério de Ciência e Tecnologia.