EM ALTA
Home

Onishi é afastado do cargo e Câmara vai dar posse a novo suplente

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

05/11/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 • Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————– 

 

O vereador Ronaldo Onishi (PSB), que teve seu mandato cassado pelo  Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE) por infidelidade partidária, no dia 22 de outubro, não participa mais das sessões da Câmara de Taboão da Serra desde a última terça-feira, dia 30. 

Foto: Divulgação

Paulo Roberto da Silva pode assumir a vaga de Onishi na Câmara

O vereador trocou o PPS pelo PSB em outubro do ano passado. A decisão não tem efeito suspensivo e Onishi deixou o cargo desde a última terça-feira, dia 30. Apesar da decisão da justiça, Ronaldo Onishi, reeleito em outubro com 2.049 votos, assume o mandato no próximo ano sem nenhum prejuízo. 

 

A procuradoria da Câmara Municipal aguarda uma posição do cartório eleitoral sobre quem deverá substituir Ronaldo Onishi. Existe uma discussão jurídica sobre a questão e quem deve assumir será indicado pela justiça, já que muitos dos suplentes do partido e da coligação também deixaram seus partidos.

 

A decisão do juiz do TRE, Paulo Hamilton, que decretou a perda do mandato de Onishi por infidelidade partidária, aponta que para a vaga deverá ser empossado o suplente do PPS, partido que Onishi estava filiado. Acontece que nas eleições de 2008, o partido estava coligado com o PP e com o PRB.

 

Pela lista de suplentes da coligação, Claudimara Pante, a Mara do Jd. Novo Record, seria a substituta imediata, mas ela era filiada ao PRB e não ao PPS. Surge outra questão jurídica, Mara também mudou de partido, deixou o PRB e foi para o PSB. “Seria certo dar posse para um suplente que também já cometeu infidelidade partidária”, questionam Paulo Roberto da Silva, que pleiteia o cargo.

 

Paulo Roberto da Silva é o sétimo da lista de suplentes, mas é o único que se manteve no mesmo partido desde a eleição de 2008. A Câmara Municipal deverá dar posse ao novo vereador nos próximos dias, mas aguarda uma decisão da Justiça para saber quem será o empossado.

 

 

 

Notícias relacionadas