Taboão da Serra ganhou primeira Agência Satélite dos Correios no Pirajuçara em 1991
2 min de leitura
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 425 do Jornal O Cidadão, publicada em outubro de 1991. Entre os destaques da semana, a inauguração da Agência Satélite do Correios no Pirajuçara.
A matéria de capa do Jornal O Cidadão mostrou que os Correios buscavam ampliar sua atuação na Região Oeste de São Paulo. Além da unidade no Pirajuçara, a empresa havia começado sua expansão e abriu uma agência no Rio Pequeno, na capital.
“A nova agência compartilha uma área de sessenta e quatro metros quadrados na Estrada Kizaemon Takeuti, no Jd. Pirajuçara. Com a empresa Still Shopping Confecções e Papelaria, que ofereceu três guichês para atendimento a população”, escreveu o jornal na época.
As agências satélites foram implantadas pelo sistema de franchising, através da qual os Correios participam com a transferência de “Know How” e o pagamento de uma comissão de dez por cento no volume das vendas de produtos e serviços postais.
A nova unidade passou a exercer todos os serviços básicos de uma agência do Correio, como venda de selo, envelopes e caixas de encomenda, além de Sedex, formulários de telegramas pré-taxados e envelopes pré-franqueados, além de receber postagens de cartas nacionais e internacionais, impressos e encomendas normais.
Na época, os Correios só tinham uma agência central em Taboão da Serra, e todos os moradores da cidade precisavam ir até Vila Santa Luzia para qualquer tipo de serviços relacionados ao Correios.