EM ALTA
Home

Fernandes garante 30% do orçamento em educação durante comício

7 min de leitura
Foto do autor

Redação

23/09/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————-

Na medida em que vão se aproximado das eleições, os candidatos à prefeitura visam mudar suas estratégias de campanha. Com o peessedebista Fernando Fernandes não foi diferente. Na manhã deste sábado, dia 22 de setembro, o ex-prefeito participou de comícios com os partidos que compõe a coligação “Dias Melhores Virão”, em dois bairros: Parque Laguna e Marabá.

“Nós temos pouco tempo de campanha. Agora, temos duas semanas. Então, a gente queria chegar em mais lugares da cidade. Chegar com mais força em mais lugares e ai o comando da campanha achou por bem nós fazermos alguns comícios, em pontos estratégicos da cidade, para que nossa campanha pudesse chegar em todos os cantos da cidade”, disse Fernandes.

Foto: Eduardo Toledo

Fernando Fernandes durante comício no Marabá, no último sábado

Apesar disso, o candidato tucano disse que ainda pretende continuar com as caminhas pelas ruas, durante a semana, como tem feito desde o início de sua campanha, e destinado o próximo final de semana para novos comícios. “Durante a semana, eu continuo com as caminhadas, fazendo corpo a corpo no meio dos bairros, e nos finais de semana nos aglomerando, pois chega um número maior de gente e o entusiasmo. A campanha é o entusiasmo. O nosso grupo está muito entusiasmado e o resultado é muito bom e a gente precisa dar eco a esse entusiasmo”.

Semanalmente, o portal O Taboanense trata de um assunto de interesse público com cada candidato. Dessa vez, o tema educação foi abordado com o ex-prefeito, Fernando Fernandes.

Perguntado sobre quais seriam suas principais propostas para a educação da cidade, caso seja eleito, Fernandes prometeu construir novas escolas e creches, o que permitiria abrir mais vagas para os alunos taboanenses. “Nós temos que voltar a construir escolas na cidade, porque a gente tem observado que nos últimos oito anos acho que foi construída uma escola, se não me engano, na cidade e a população infantil cresceu demais”.

Fernandes também disse que esse déficit de salas de aula dificulta o aprendizado. “O que aconteceu é que nós começamos a acumular crianças em salas de aula. Nós temos aí, salas de aula com 40 crianças e isso torna a alfabetização uma coisa muito difícil. As professoras têm reclamado demais. Então, o que nós precisamos é a ampliar o número de escolas para a gente começar a pensar em diminuir o número de crianças em salas de aula. Outra coisa é em relação a creches. A Prefeitura tem feito vários convênios, que eu não sou contra, com algumas entidades. Mas, nós vamos voltar a construir creches, com maior capacidade de atendimento à população”.

O candidato tucano ainda falou sobre os benefícios das construções da Etec e Fatec, promessas essas mais de maior destaque em seu plano de governo. “Um ensino profissionalizante com a Etec e o ensino técnico que é a Fatec, a Faculdade de Tecnologia, serão um outro enfoque à educação, que é a educação que gera emprego e que pode trazer desenvolvimento econômico para a cidade”.

Perguntado sobre quais seriam as maiores dificuldades existentes na área de educação no município, Fernandes atribuiu o problema à falta de vagas nas escolas, infraestrutura e superlotação das salas de aula.” A questão de vaga, hoje, é a maior dificuldade e o mau cuidado que tem nas escolas. Tivemos um acidente que você relatou, aliás eu fiquei sabendo pelo Taboanense, e as próprias ADIs afirmam que as condições de estrutura das escolas está muito ruim e muito precária. E elas atribuem esse tipo de acidente consequência dessa manutenção”.

O peessedebista ainda foi irônico ao dizer se pretende manter as distribuições dos uniformes e kit material escolar nas escolas municipais. De acordo com o candidato tucano, o projeto já existe há muitos anos na cidade e que a a atual gestão diz que foi ela quem criou. “Lógico que vou mantes, isso já existia nos outros governos. É que eles contaram essa história tanto na cidade, que parece que foram eles que inventaram, mas eu tenho dito em todos os cantos que tenho ido, em todas as reuniões, que o uniforme escolar na época  do Buscarini (1993-1996) era verde, na época do Armando Andrade (1989-1992) em que eu era vice, era azul, no meu governo era cinza com listras vermelhas e pretas, então isso sempre aconteceu. O material escolar era mesma coisa. Eu dava uma mochila com material escolar que, aliás, era um material escolar de muito mais qualidade do que é dado hoje. E é logico que isso vai continuar sendo distribuído para nossas crianças, com uma diferença: os pais não vão precisar participar de reuniões enfadonhas e politiqueiras para receber esse benefício”.

O candidato peessedebista ainda disse que pretende dedicar 30% do orçamento público à educação. “Se o orçamento da cidade for os R$500 milhões que estão falando, é um orçamento bom. Se nós tivermos um investimento em 30% na educação, nós estamos falando em R$150 milhões de reais, acho que bem utilizados na mão de pessoas competentes, como é o nosso João Medeiros, eu acho que a gente vai poder fazer muita coisa.

Caso vença a eleição, Fernandes já adiantou que pretende colocar João Medeiros como Secretário de Educação de Taboão da Serra. “O João Medeiros é o secretário mais anunciado na cidade, porque é competente e conhece a educação profundamente e conhece o “chão da fábrica”. Ele não é um teórico da educação, é um homem que conhece educação, vai às escolas, quando foi secretário visitava as escolas, conhecia os problemas e os profissionais que trabalhavam ali com ele, chamava os professores pelo nome e isso faz uma diferença muito grande”.

Notícias relacionadas