EM ALTA
Home

Fernandes promete incentivo à coleta seletiva de lixo em Taboão

7 min de leitura
Foto do autor

Redação

09/09/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Nem o forte calor deste sábado, dia 8 de setembro, impediu que o candidato à prefeitura de Taboão da Serra pelo PSDB, Fernando Fernandes, realizasse sua 51º caminhada pelas ruas da cidade. Dessa vez, no bairro do Jardim Silvio Sampaio, o peessedebista foi muito bem recebido por alguns eleitores locais, mas também foi bastante cobrado por outros.

O economista Tales Santos foi uma das pessoas que mais chamou a atenção, dentre os moradores da região, quando exigiu que o tucano cumprisse com todas as carências da cidade, caso contrário não votaria em nenhum dos candidatos taboanenses. “Eu não voto em ninguém, pois não temos candidatos que me atraiam. Quero saber como vai fazer para combater a segurança, a saúde e os problemas nos transportes da cidade e esse IPTU absurdo, como fica?”.

Foto: Marcus Vinicius Dias

Fernandes conversa com moradora no Jd. Silvio Sampaio, no último sábado

Fernandes ouviu atentamente aos comentários pessimistas do eleitor, mas teve jogo de cintura, pediu seu voto de confiança e garantiu que todos os problemas de Taboão serão atendidos, caso seja eleito. “Você está cometendo uma injustiça comigo. Todos os problemas atuais são de responsabilidade da atual Prefeitura, que está há oito anos no governo e deixou a cidade desse jeito. Eu te entrego aqui meu plano de governo, como você pode ver, com todas as propostas para todos os problemas que você citou. Conto com seu apoio e pode me cobrar, que tudo que está aqui (na revista impressa do Plano de Governo) vai ser feito”.

Convencido com a proposta do ex-prefeito, o eleitor garantiu seu voto, mas prometeu acompanhar, de perto, o trabalho do candidato. “Eu vou votar no senhor, mas, caso não cumpra com o que está me falando, serei o primeiro a ir cobrar suas promessas no seu gabinete. A gente não é mais burro. Não queremos ficar fazendo média, para te pedir emprego. Apenas queremos que faça um trabalho correto”. Concluiu.

Sobre o questionamento de uma queda do rendimento em sua segunda gestão, entre os anos 2000 e 2004, o peessedebista voltou a lembrar da crise da Rússia, que acabou afetando diretamente a economia do país e de Taboão da Serra. “O problema da minha segunda gestão foi a crise mundial da Rússia, no ano de 2000. Com essa crise, nossa arrecadação econômica foi muito menor que nos quatro anos anteriores. A nossa arrecadação do primeiro governo era boa. Já na segunda gestão, tivemos que procurar manter o que nós tínhamos feito. Mas, eu não cometi uma injustiça. A arrecadação da cidade caiu e eu não aumentei nenhum imposto. Mantive o que tinha e não aumentei um imposto”.

Quando caminhava pela Rua Maria da Soledade Silva, o candidato tucano ainda se deparou com as constantes reclamações sobre a segurança da região. No último dia 6, estudantes da EE Edgar Francisco, do Jd. Guaciara, fizeram um protesto pedindo mais ação da polícia, devido aos arrastões nas escolas do bairro. “As crianças são assaltadas enquanto entram e saem da escola. Nossos filhos não estão seguros nem dentro das instituições de ensino”, disse uma mãe, preocupada com a violência da região.

Para o combate ao crime no município, Fernando Fernandes voltou a garantir a implantação de sistema de monitoramento por câmeras, que vão permitir a segurança nas principais ruas de Taboão da Serra.

Fernandes continuou atendendo com muita atenção os moradores e comerciantes locais, até se encontrar com a Dona Maria de Lourdes. Emocionada, a senhora de 72 anos se emocionou ao encontrar o candidato, que deu umas das maiores alegrias de sua vida: realizar o parto de sua neta, há 30 anos. “Eu tenho muito carinho por você, pois trouxe minha netinha ao mundo. Com certeza, vou votar em você, meus amigos e meus familiares também vão”.

Entulho, lixo e coleta seletiva

Semanalmente, o Portal O Taboanense trata de um tema específico com os candidatos à prefeitura. Dessa vez, as questões dos entulhos jogados na rua, lixo e coleta seletiva foram abordados ao candidato do Partido da Social Democracia Brasileira.

Perguntado sobre suas propostas para um projeto de destinação do lixo no município, hoje um dos principais problemas da cidade, Fernandes afirmou que todo o lixo coletado deve ser transferido para fora do município, já que não tem local específico para isso. A solução, segundo o candidato, seria um incentivo à coleta seletiva em Taboão.

“A destinação do lixo, ela tem sempre que ser feita fora de Taboão. Taboão não tem área nenhuma para possível colocação de lixo. A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) não aprova em lugar nenhum em Taboão. Então, nós vamos ter que sempre que continuar mandando lixo para. O que a gente pode melhorar é fazendo uma coleta seletiva. Fazer um programa de coleta seletiva mais séria, mais intensa. Talvez, com cooperativas de reciclagem de lixo. Esse tipo de coisa”.

Sobre os gastos de R$ 2 milhões por mês da Prefeitura para a coleta de lixo nos bairros, a reportagem do O Taboanense perguntou ao candidato tucano se é possível reduzir esse valor, mas o peessedebista afirmou, mas preferiu não se manifestar sobre como seria feita essa redução. “Eu acho que é possível, sim. Pois acho que tem gordura. Mas, eu não quero entrar nesse detalhe, mas acho que tem gordura nessa história”.

Já em relação às ruas e terrenos da cidade, usados como descartes de entulhos, Fernando Fernandes garantiu que o problema será muito bem tratado com seu projeto de monitoramento por câmeras. “Com monitoramento por câmeras, que serve não apenas para a segurança, como também para pegar essas pessoas que depositam entulho em terrenos, nas ruas. Taboão está imunda, com entulho jogado para tudo quanto é lugar. O monitoramento por câmeras vai servir também para coibir esse tipo de ação”.

 

Notícias relacionadas