Em entrevista, Eckstein fala sobe as propostas de sua coligação para Taboão
Na quinta-feira, dia 6, o segundo entrevistado do programa Em Off Entrevista foi o candidato à vice prefeito Wagner Eckstein, da chapa encabeçada por Aprígio. O Portal O Taboanense em parceria com a Rádio Taboão realiza um ciclo de entrevistas com os candidatos a prefeito e vice em Taboão da Serra. As entrevistas são ao vivo, todas as quintas-feiras, às 19h.
Eckstein tem 48 anos e é formado em Serviço Social pela PUC de São Paulo. Sua carreira na Prefeitura de Taboão da Serra começou quando foi aprovado em um concurso público como assistente social. Foi eleito vereador em 2004 e reeleito em 2008. A princípio Wagner iria se candidatar a prefeito, porém o Partido dos Trabalhadores (PT), optou pela aliança com o candidato Aprígio, do PSB.
Foto: Eduardo Toledo
A jornalista Nely Rossany e o candidato a vice, Wagner Eckstein, durante entrevista
Na entrevista, foram abordados diversos temas como saúde, segurança, educação, habitação e meio ambiente. O programa Em Off Entrevista é apresentado pelo jornalista Eduardo Toledo e nessa semana a jornalista Nely Rossany, da Gazeta SP, foi a convidada pelo programa.
Saúde
Sobre a terceirização da saúde no município: “Realmente a tendência que a gente vem observando nas gestões municipais e estaduais está sendo buscar as terceirizações. Se você perguntar qual minha opinião eu prefiro – inclusive no PT, nas gestões petistas – nós sempre priorizamos as gestões diretas”.
Uma das propostas: “Primeiro lugar entender que Taboão é uma cidade muito populosa. Ao longo desses 53 anos não foi feito um estudo pelos prefeitos que administraram a cidade, não tivemos os investimentos necessários. Precisamos ter novos postos na região do [Pq.] Laguna e Jacarandá, o [UBS] Silvio Sampaio tem que ser ampliada. Além de ampliar o prédio, ampliar o quadro de médicos e ampliar o programa saúde da família”.
Segurança
“Hoje nem mesmo as escolas estão sendo respeitadas. Um dos maiores problemas da cidade é a dependência química e o tráfico, é uma atuação muito tímida da Polícia Militar e Polícia Civil. Não é uma atuação articulada. A nossa proposta é criar gabinete de segurança entre a GCM, a Polícia Civil e a Polícia Militar”.
Buscar a ampliação da corporação da Guarda Civil Metropolitana (GCM), instalar bases móveis com rondas ostensivas de carro e moto, não só nos bairros próximos ao centro, mas também nas periferias de Taboão da Serra, monitoramento virtual e o segundo Distrito Policial na cidade constam no plano de governo da coligação.
Trânsito
“O trânsito tem sido um problema muito destacado pela população. Somos uma cidade cortada por uma rodovia e nós temos que correr, literalmente atrás das dificuldades, o nosso trânsito flui para os mesmos corredores, que cortam as cidades e os bairros, que são ligados à BR 116. Tem situações que podem ser resolvidas de maneira imediata e outras que precisam ser pensadas por mais tempo”.
Transporte
“Enquanto não melhorar o transporte público o trânsito vai comprometer a vida da população. Nossa população só se locomove de ônibus, que tem um serviço de baixa qualidade, dos ônibus intermunicipais e municipais. Melhorar o serviço, baixar o custo, viabilizar o bilhete único e buscar a integração com os trens, ônibus e metrô é a nossa proposta”.
Outro projeto é a criação de um túnel subterrâneo que ligará a Rua Jovina de Carvalho Dau com a avenida José Maciel, eliminando assim, pelo menos um cruzamento que há no centro do município. A municipalização da Rodovia Régis Bittencourt aparece nas propostas de governo.
Cultura
“Disseminar a cultura, criar vários Liceus de Arte, principalmente na região do Pirajuçara. Museu da cidade e teatro municipal estão no plano de governo”.
Habitação
A prioridade no governo de Aprígio, segundo Wagner, é a ampliação de ofertas de novas moradias e regularização das atuais moradias. “Talvez seja o maior problema social da cidade. Temos desafios enormes pra atender demandas de creche, transito e transporte público. Se me perguntarem qual é o maior desafio de todos, eu digo que é a questão da habitação”.
Novas moradias populares, reafirmar parceria com o programa Minha casa, Minha vida e a regularização de imóveis são as propostas da chapa.
“Precisamos melhorar e atender os problemas de moradias para os que aqui moram. Destinar 3% da receita liquida esta no plano de governo de Aprígio. A cidade precisa melhorar a locação de áreas”.
Educação
“Nosso objetivo é sempre melhorar os nossos indicadores. Nós superamos a meta da última prova aplicada pelo indicador, mas não devemos nos acomodar com isso. Temos escolas que ainda atua com 4 horas. Além de oferecer o conhecimento pedagógico, é necessário que a escola dê oportunidade de cultura, lazer e esporte. A criança tem que enxergar a escola como sua segunda casa”.
Mini-CEUs – “temos boas e grandes escolas, podemos transformar em um complexo esportivo”.
Imprensa
Ao final da entrevista, Wagner comentou sobre a imprensa. Sobre os veículos de comunicação local, declarou “eu confesso pra você que antes eu acompanhava muito as campanhas, mas de uma maneira geral eu tenho gostado, na internet, está tratando de uma maneira imparcial. Até onde eu tenho acompanhado na rede eu tenho gostado porque está parecendo bem imparcial. Estão mostrando as virtudes e defeitos, propostas e equívocos”.
O último entrevistado será o candidato a vice de Fernando Fernandes, Laércio Lopes. O programa Em Off Entrevista irá ao ar no dia 13 – próxima quinta-feira – às 19h na www.radiotaboao.com.br