EM ALTA
Home Taboão da Serra

Em 1980, Governador Paulo Maluf veio a Taboão da Serra para inaugurar Escola

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

16/07/2018 02:23
Acervo / Jornal O Cidadão
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 6 do Jornal O Cidadão, publicada em março de 1980. A inauguração da Escola Estadual de Primeiro Grau Jardim Irapuã, que contou com a presença do então governador do estado, Paulo Maluf.



Atualmente a escola, que foi municipalizada, recebe o nome de Maria Catharina Comino. Na época, Maluf alardeou que em Taboão da Serra nenhuma criança entre 7 e 14 anos estaria fora da escola em 1980. “Outras três escolas estão sendo construídas, prevendo-se que a população aumente nos próximos anos e, assim, haverá condições para se matricular todos os que atingirem a idade escolar daqui pra frente”, destacou o jornal.

A visita do governador Maluf gerou alvoroço na cidade. A recepção foi digna de um chefe de estado. “No dia 7, às 10h, Paulo Maluf e uma grande comitiva chegavam a Taboão da Serra saudado por bandas e fanfarras escolares que o aguardavam na entrada da cidade, defronte da agência [do banco] Banespa”.

Acervo / Jornal O Cidadão
Paulo Maluf conversa com professoras durante inauguração da EEPG Jardim Irapuã

Na época, o Cidadão destacou: “A convite de Paulo Maluf, o prefeito seguiu em seu carro e a caravana dirigiu-se ao Cemur, na praça 31 de Março. Logo após, pelas ruas do Jardim Maria Rosa, estrada de São Francisco, av. da Saudade e rua 7, chegaram a escola estadual de 1º grau Jardim Irapuã, recebidos pela banda da Polícia Militar ao som do Hino Nacional”.

O secretário de educação na época, professor Fenólio, relembrou que anos mais tarde, a escola mudaria de nome e passaria a se chamar EE Maria Catharina Comino. “Por conta de projeto do Deputado Estadual Ademar de Barros aprovado na Assembleia. Na mesma sessão, foram aprovados os patronímicos das escolas “Armando de Andrade” e Ugo Arduini”, que, posteriormente foram municipalizadas com os mesmos patronos. Fui o portador do pedido e das biografias que justificaram os projetos”, disse.

Verbas

Na visita de Maluf a Taboão da Serra, ele anunciou também verbas para a canalização do córrego Poá. “A assinatura de um protocolo entre o governador, prefeito Armando Andrade e representantes da Secretaria de Negócios Metropolitanos, o qual permitirá conseguir-se a verba de R$ 10 milhões de cruzeiros junto ao Fundo Metropolitano de Financiamento- Fumefi, para canalização de trecho do córrego Poá, no Jd. Santa Luzia”.

Acervo / Jornal O Cidadão
Maluf discursa observado pelo prefeito Armando Andrade, pelo secretário de educação, Fenólio, vereadores e lideranças políticas da época





TAGS

Notícias relacionadas