EM ALTA
Home

Praça no Jardim Record recebe limpeza, mas falta manutenção

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

14/08/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————————

Por Nely Rossany, da Gazeta SP

“É sempre assim, a prefeitura vem e limpa, mas dias depois está tudo aí de novo”, diz desanimado Alexandre Gomes dos Santos, que mora há 10 anos na rua Sapucaia do Sul, no Jardim Record em frente a praça dos pneus. Sete dias depois de reportagem da Gazeta SP denunciar o abandono da praça, a Prefeitura de Taboão da Serra retirou mais de quatro caminhões de lixo e entulho no local, totalizando cerca de 24 toneladas.

A reportagem acompanhou o trabalho da equipe da Secretaria de Manutenção e os moradores admitem que são os próprios vizinhos que jogam o material ali. “Nós falamos, mas não adianta. Todos os dias vem pessoas jogaram entulho na praça, até com carrinho de mão”, conta Janete Xavier, que mora em frente à praça. Mesmo assim, ela ajudou um grupo de crianças a pintarem uma placa com os dizeres ‘Não jogue lixo neste local’. A iniciativa partiu das próprias crianças, Bianca, Raquel, Leonardo e Flávio que viram a limpeza e decidiram ajudar.

Foto: Thiago Neme | Gazeta SP

Moradores fazem placa pedidno que ninguém jogue lixo no local

A praça é extensa e tem até uma quadra e uma pista de skate. A pista não é utilizada pelos moradores, pois o lixo cobria parte dela. Outra queixa da comunidade é o péssimo estado da quadra. Os alambrados enferrujados estão soltos e os moradores improvisaram para evitar a queda dos postes que o seguram. “Já tentamos consertar e até tinha material para isso, mas a prefeitura disse que não podemos fazer por contra própria, mas eles também não fazem. Quem joga bola aqui cansou de ter pé, pernas e até cabeça cortada por causa desse alambrado”, conta Alexandre.

À noite fica difícil praticar esportes, pois além de ser mais propício para acidentes, não há iluminação. Alexandre também relata que até ligação direta do poste de luz da rua, eles fizeram. “Já fizemos até abaixo assinado e nada mudou, continuamos no escuro”.

Outro lado

A prefeitura diz que realiza manutenção periodicamente no local, mas que precisa da ajuda dos moradores para denunciar e multar quem descarta entulho na praça. Para denunciar, o número da Guarda Civil Municipal é 153 ou Ouvidoria no 4788-5449.

Quem for flagrado descartando entulho irregularmente está sujeito à multa no valor R$ 396,14 e se estiver com descarregando material com caminhão ou outro veículo, a multa é de até R$ 1.800,00 e o veículo é apreendido. Além disso, a pessoa é obrigada a retirar o entulho do local na hora. 

Sobre o alambrado da quadra, a Secretaria de Manutenção diz que vai visitar o local e avaliar a situação, mas que não tem previsão para o conserto. Já a Secretaria de Obras e Infraestrutura, responsável pela iluminação, informou que a praça já está no cronograma para receber os postes de luz até o final de setembro.

Moradora propõe educação ambiental

Inconformada com a situação, a moradora do bairro Cristiane Ferreira, decidiu procurar o setor de Meio Ambiente da prefeitura para promover atividades de educação ambiental. “Há dois anos a situação se agravou e está cada dia pior. Acho que o único caminho é conscientizar as pessoas que a área é para o lazer de todos e que se não fizermos nada, todos serão prejudicados”, alerta Cristiane.

O departamento de Meio Ambiente da prefeitura, diz que é rara uma atitude como de Cristiane, e que é preciso que os moradores da comunidade se mobilizem para mudar a situação. “Vamos marcar uma reunião com os moradores em um ambiente neutro, a escola Maria Cebolinha, e utilizar de palestras e outras atividades para mobilizar a comunidade. Mas tudo isso só dá certo com a efetiva participação da população”, lembra a bióloga Morgana Tomaz, do Meio Ambiente.

Notícias relacionadas