EM ALTA
Home

Taboão da Serra distribui gratuitamente vacinas contra o HPV

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

11/08/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————————————–

Taboão da Serra é uma das cidades que distribui gratuitamente as vacinas de HPV, que nos demais municípios brasileiros é encontrada apenas em clínicas particulares, custando a partir de R$ 280. São necessárias três doses da vacina e, atualmente, há uma campanha nacional para sua adoção pelo SUS.

Nesta sexta-feira, dia 10, aconteceu no auditório da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o primeiro encontro de experts em HPV e vai até sábado, dia 11. O evento será realizado para a comemoração dos 10 anos de pesquisa da UFSJ nesta área.

Bases da infecção pelo HPV, história da infecção, biologia do HPV, transmissão (papel do homem e da mulher grávida) e prevenção da infecção serão os assuntos debatidos no evento.  Um fórum popular, com entrada gratuita, será aberto para poder esclarecer as dúvidas da população sobre lesões que atinge os órgãos sexuais.

HPV

É um vírus (vírus do papiloma humano) transmitido apenas sexualmente, sendo a DST (doença sexualmente transmissível) mais frequente. Atinge a região responsável pela produção de queratina na pele e as mucosas e tem cerca de 200 variações,  sendo a maioria dos subtipos  associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero, do qual se estima que sejam responsáveis por mais de 90% de todos os casos verificados.

O tratamento é simples, porém demorado, podendo ser feito de maneira tópica, que é quando aplica-se sobre a lesão a dissolução da queratina e/ou outro tipo de solução que provoque a morte das células que constituem a lesão. Pode também utilizar a maneira de imunomoduladores, que são substâncias que estimulam o sistema imunitário no combate à infecção, ou então recorrer à procedimentos cirúrgicos.

 

 

Notícias relacionadas