EM ALTA
Home Taboão da Serra

Clayson Latorre: A história de Taboão da Serra, a construção do Inocoop

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

29/05/2018 00:47
Acervo / Jornal O Cidadão
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Publicado no Blog de Clayson Latorre

Olá amigos, nesta semana vamos relembrar de uma matéria de capa publicada na edição nº16 do Jornal O Cidadão, publicada em outubro de 1980. Nossa reportagem noticiou à época que as obras do conjunto do Inocoop estavam sendo reativadas após um período de paralisação.



Na matéria, lia-se: “Informações colhidas junto ao Inocoop dão conta que o ritmo da construção é normal e que a previsão de entrega das habitações segue o prazo estabelecido com os cooperativados. As habitações localizam-se na av. Paulo Ayres, em antigo terreno do Instituto Pinheiros e mais dois conjuntos habitacionais com 2.496 apartamentos serão iniciados ainda neste ano, segundo apuramos”.

Importante relembrar que a construtora da época se chamava “Jaú S.A.”, nome que ficou conhecida o último condomínio construído no Pq. Pinheiros, até hoje chamado de Jaú. Esse projeto de moradia mudou a cara de Taboão da Serra e foi por muito tempo um dos maiores conjuntos habitacionais da Grande São Paulo.

Acervo / Jornal O Cidadão
Casarão do Instituto Pinheiros, onde hoje é o conjunto habitacional do Inocoop

A foto que ilustra a matéria (essa acima) é icônica, nela é possível ver uma das casas do antigo Instituto Pinheiros, onde eram criados animais para a produção de vacinas. Durante anos, foi a maior empresa de Taboão da Serra. Na época, o prefeito era Armando Andrade, que sempre incentivou a chegada de novos moradores.

Interessante notar no anúncio publicado no Jornal O Cidadão que ajudou a alavancar as vendas na região: “preço de custo 100% financiado, sem entradas e sem parcelas intermediárias”; “material de 1ª qualidade”, “o maior projeto arquitetônico da região”.

Acervo / Jornal O Cidadão
Anúncio veiculado no jornal O Cidadão, na edição 16, em outubro de 1980, que anunciava a venda dos apartamento do Inocoop



TAGS

Notícias relacionadas