Área de lazer vira depósito de lixo em Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————-
Por Nely Rossany, da Gazeta SP
Ao invés crianças e jovens se divertindo, a praça dos pneus, na rua Sapucaia do Sul, no Jardim Record, em Taboão da Serra está repleta de lixo e entulho. Os moradores reclamam que mesmo a prefeitura tirando o material de tempos em tempos, são os próprios moradores do local que utilizam o espaço como depósito de resíduos.
A quantidade de material é grande e há também pedaços de madeiras, louça sanitária e até colchão. Além disso, o estado de conservação dos equipamentos da praça é precário. Há bancos e mesas quebrados e a pequena quadra dentro da praça está sem alambrados, com as traves enferrujadas e tortas.
Foto: Thiago Neme | Gazeta de SP
Entulho foi retirado do local, mas moradores ainda utilizam o local como lixeira
“A prefeitura limpa de manhã, de tarde já tem lixo aí. Isso é uma vergonha e o pior é que não sabemos o que fazer. Como eu vou falar para a pessoa não jogar o lixo aí?”, indaga Sidnei. Enquanto Sidnei falava, outros moradores que passavam com seus filhos para levá-los à Escola Maria Cebolinha, também reclamavam. “Não tem condições de deixar nossos filhos brincando aqui, é muito perigoso”, disse uma mãe.
Nossa reportagem quase flagrou um acidente. Uma criança, acompanhada da mãe, quase se cortou ao manusear um pedaço grande de vidro que estava no chão. “A gente tenta aproveitar o pouquinho de espaço que sobrou, sentando aqui no banquinho, mas não tem condições mesmo, viu?”, disse a mãe da menina.
Inconformada com a situação, a moradora do bairro Cristiane Ferreira, decidiu procurar o setor de Meio Ambiente da prefeitura para promover atividades de educação ambiental. “Há dois anos a situação se agravou e está cada dia pior. Acho que o único caminho é conscientizar as pessoas que a área é para o lazer de todos e que se não fizermos nada, todos serão prejudicados”, alerta Cristiane.
O departamento de Meio Ambiente da prefeitura, diz que é rara uma atitude como de Cristiane, e que é preciso que os moradores da comunidade se mobilizem para mudar a situação. “Vamos marcar uma reunião com os moradores em um ambiente neutro, a escola Maria Cebolinha, e utilizar de palestras e outras atividades para mobilizar a comunidade. Mas tudo isso só dá certo com a efetiva participação da população”, lembra a bióloga Morgana Tomaz, do Meio Ambiente.
Outro problema apontado é a falta de segurança. Segundo os moradores á noite o local é tomado por usuários de drogas. “ Se as pessoas se apropriassem do local e cuidassem com zelo, também ajudaria a inibir o mau uso da praça”, declara Morgana.
Sobre os equipamentos quebrados na praça, a Secretaria de Manutenção diz que a manutenção das praças da cidade é realizada periodicamente, e que contam com a colaboração da população para a preservação. A Secretaria também informou que há menos de um mês, equipes retiraram entulho da praça.
Entulho é retirado do Jardim Santa Rosa
A Gazeta SP publicou na edição do dia 27 de julho, o descarte irregular de entulho à beira da Avenida Intercontinental, no Jardim Santa Rosa, também em Taboão da Serra. A reportagem voltou ao local, nesta segunda-feira, e o material foi retirado pela prefeitura, só haviam sacos de lixo que são retirados pela empresa de limpeza pública, Viva Ambiental. A Prefeitura orienta os moradores que denunciem imediatamente quando se depararem com pessoas jogando lixo, entulho e móveis nas vias públicas e calçadas à Guarda Civil Municipal (153). As reclamações podem ser protocoladas na Ouvidoria nos fones: 4788-5449.
Quem for flagrado descartando entulho irregularmente está sujeito à multa no valor R$ 396,14 e se estiver com descarregando material com caminhão ou outro veículo, a multa é de até R$ 1.800,00 e o veículo é apreendido. Além disso, a pessoa é obrigada a retirar o entulho do local na hora.
Gazeta SP – Todos os direitos reservados
É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da Gazeta SP