Via Rápida oferece cursos para profissionais de Taboão, Embu e Itapecerica
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————————–
O programa Via Rápida Emprego está oferecendo à Região Metropolitana de São Paulo 5.930 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional. As cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra farão parte desse quadro.
Em Taboão da Serra, os cursos oferecidos serão para Conhecimentos Básico em Rotinas de Escritório, Formação em Telemarketing, Recepção e Atendimento, e Serviços de Almoxarifado e Repositor de Mercadorias. Para estes cursos, a escolaridade mínima exigida é o Ensino Fundamental completo. Dos três municípios, Embu é o que disponibiliza mais vagas.
Para Embu das Artes, o programa oferece vagas para Básico em Rotinas de Escritório, Jardinagem, Recepção e Atendimento e Serviços de Almoxarifado e Repositor de Mercadorias, com exigência de Ensino Fundamental completo. Para Rotinas Financeiras, que implica em Crédito e Cobrança, é exigido o Ensino Médio incompleto, pelo menos.
O município de Itapecerica da Serra, de acordo com o site, é a cidade com menor oferta de cursos de qualificação. Os cursos de Rotinas Financeiras: Crédito e Cobrança e Serviços de Almoxarifado e Repositor de Mercadorias, não estão sendo oferecidos na cidade.
A duração dos cursos é entre um e dois meses, com início previsto para o final de julho. As inscrições podem ser feitas no site do programa Via Rápida (www.viarapida.sp.gov.br). Para participar, é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no estado. São necessários RG e CPF.
Serão oferecidos material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados sem benefício também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o curso. A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDECT) e considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar, como prioridade para desempregados.