Conselho Municipal do Negro inaugura sede no Jd. Maria Rosa
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————
O Conselho Municipal do Negro (Comnegro) de Taboão da Serra já tem um endereço, um espaço onde a comunidade negra taboanense vai poder buscar auxílio e informação. Essa era uma antiga reivindicação do movimento, e foi a segunda vitória do conselho. A primeira foi ter o projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal em março e sancionado em abril pelo presidente da Câmara, José Macário, com as alterações propostas pelos membros do Comnegro.
De acordo com a secretária do Comnegro, Rosinete Menezes, a sede do Comnegro que fica no antigo Cepim, onde funciona atualmente a secretaria municipal de Esportes e Lazer, será utilizado para receber denúncias de racismo, orientar sobre questões relacionadas a saúde, ministrar palestras sobre a conscientização da igualdade racial, entre outros.
Foto: Rose Santana
Didio, Rosinete e Cláudia Pereira, na nova sede do Conegro
“Aqui vamos receber denúncias sobre racismo, na questão da saúde, a anemia falciforme, que é uma doença genética e hereditária, predominante em negros, vamos orientar e encaminhar para o centro de referencia da saúde do negro, a UBS Santa Margarida. Também vamos utilizar o espaço para realizarmos palestras, discutir assuntos educacionais, culturais e sociais que envolvem o negro”, disse Rosinete.
Para os membros do conselho, a conquista desse espaço significa uma grande vitória. “A conquista desse espaço vai ficar para as gerações futuras, é uma vitória”, comentou Claudia Pereira de Souza (Dinha), militante do movimento negro.
O representante do Poder Legislativo no Comnegro, Evaldo (Didio), acredita que essa conquista é um marco em Taboão e será um ponto de lutas de igualdade.
“É um marco dentro da cidade, é um ponto de referência e luta, mas não uma luta de raça e etnia, mas de igualdade, de existência de muitas coisas que se passa na cidade, que passa de uma mão para outra e tudo continua do mesmo jeito. É um marco dentro do contexto cultural, social e não apenas o reflexo da nossa cor, é de igualdade”, relatou Evaldo.
Comnegro
O Comnegro é uma entidade que discute políticas públicas contra as discriminações e preconceitos raciais, políticas afirmativas, direitos humanos, violências sofridas diariamente contra o negro. Promover e desenvolver estudos e projetos, com o objetivo de formular planos e ações de combate às discriminações, discutir os direitos da população negra em busca de sua cidadania.
De acordo com o atual presidente Helvio Alaeste Benício, como representantes de entidades governamentais participam da diretoria do Comnegro, eles decidiram aguardar a definição das eleições em outubro, para só então marcar a eleição do conselho.
“Vamos escolher a nova diretoria somente em 2013. Decidimos marcar as eleições ano que vem após a definição do pleito municipal. Ano que vem pode mudar muita coisa, então vamos esperar para vermos como vai ficar, e só então vamos eleger nossa diretoria”, comentou Benício.
O próximo passo dos representantes do conselho é lutar para que seja implantada em Taboão da Serra a Secretaria Municipal de Políticas Públicas de Igualdade Racial (Semppir).
Serviço
Conselho Municipal do Negro (Comnegro)
Local: Secretaria Municipal de Esportes de Taboão da Serra (antigo Cepim) – avenida Dr. José Maciel, 708, Jd. Maria Rosa.