Moradores sofrem com falta de esgoto e asfalto
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Por Nely Rossany, da Gazeta SP
Os moradores da estrada das Cajaranas com Araruvas, no bairro Chácara Santa Maria em Itapecerica da Serra sofrem com a falta de infraestrutura. Na rua, o esgoto corre á céu aberto e a poeira toma conta. Metade da rua está coberta por cascalho e outra metade é só terra. Segundo os moradores, há mais de 20 anos a situação é a mesma e a prefeitura não toma providências.
“Quantas vezes não ouvimos falar que a prefeitura iria asfaltar e nada. Eles chegaram a construir guias, mas foram destruídas. E quando achamos que vem asfalto eles jogam uns pedregulhos e fica tudo certo”, diz Mara.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Moradores dizem que problema já dura 20 anos
Apesar de estar localizada próxima a comércios e ruas principais nas imediações do bairro Valo Velho, a situação da via é precária e já faltou até iluminação pública. “Chegamos a ficar três meses sem luz na rua, um perigo só para quem chega do trabalho quando já está escuro”, relatou Maria das Graças Brito, que há mais de 15 anos mora na estrada das Arraruvas.
Metade da rua aparenta ter sido asfaltada, mas a outro trecho está na terra. A lama em dias de chuva, faz com que os moradores saiam com plásticos nos pés para não chegar no trabalho com os sapatos sujos. “Minha mãe diz que essa casa vai ficar para mim como herança, mas eu sinceramente não quero passar o resto da minha vida aqui. Tenho muito vergonha até de trazer amigos e namorada, porque é muito feio e fedido”, lamenta o jovem Paulo Marques. “Não tenho esperança que essa situação mude tão cedo”, acrescenta.
E infelizmente a previsão de Paulo está correta. De acordo com o Diretor de obras da cidade, Mário Tavares, não existe previsão orçamentária, ou seja, verba destinada à obras de asfalto naquele local. “Realmente não tem asfalto na rua, o que foi feito foi uma base preparatória para receber o asfalto. E é essa base que vai cobrar o restante da rua em até 45 dias. Mas asfalto mesmo eu acredito que este ano ainda não”.
Esgoto
Em Itapecerica, município com áreas de mananciais e de proteção ambiental, somente 10% do esgoto é coletado e desses, apenas 57% recebe tratamento. O bairro Chácara Santa Maria é um dos exemplos do saneamento básico precário da cidade. De acordo com a Sabesp, há um cronograma extenso de obras na cidade como a implantação de coleta de esgoto nos bairros das subbacias Mombaça-Crispim, na região do Jardim Jacira e implantação de coletor-tronco no Bairro Jardim Branca Flor. O prazo para a coleta de esgoto na cidade chegar aos 100% é para 2014.