Cooperifa realiza sarau na favela da Rocinha no Rio de Janeiro
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
O Sarau da Cooperifa, um dos movimentos culturais mais importantes do país, vai sair num ônibus fretado com poetas para um encontro histórico com outro importante movimento cultural, a Associação de profissionais amigos do Funk (APAFUNK). O encontro da poesia com o Funk vai acontecer no dia 7 de junho, às 16h, no Via Ápiana na favela da Rocinha, Rio de Janeiro. O evento tem o apoio do Itaú Cultural.
Recentemente o poeta da periferia, Sérgio Vaz, foi ao Rio de Janeiro participar da "Mostra Meu Meio" que fez parte dos eventos da Rio+20. Durante a visita ele passou pela Rocinha e contou com entusiasmo o que aconteceu no que ele chama de “role monstro, num dos finais de semana mais bacana da minha vida”, que aconteceu no dia 17 de junho.
Foto: Divulgação
GOG, Gutti Fraga, Marta Porto, Leonardo, Sérgio vaz e Henrique Brandão no Morro do Vidigal
Vaz conta que chegou ao Rio por volta de 10h da manhã e foi encontrando pessoas amigas. O primeiro o amigo foi o MC Leonardo da APAFUNK, juntos seguiram para o MAM, onde encontraram GOG, na tenda Cúpula dos Povos. “Detalhe, a manhã estava linda. Às 10h saímos, eu e MC Leonardo, para a Biblioteca Parque da Rocinha, que é uma coisa linda de ser ver na favela, biblioteca viva”, disse Vaz.
No teatro da biblioteca, Vaz participou do Sarau da Rocinha, cercado por amigos. “Sim, tem um teatro na biblioteca. Vamos falando de poesia e as crianças vão pegando os livros e vão recitando também. Que manhã pessoal! Histórico. A poesia subiu o morro literalmente”, declara.
No período da tarde, Vaz participou de outro sarau, desta vez no Museu do Meio Ambiente, na ‘Mostra Meu Meio’, e mais amigos foram se juntando ao grupo. “Vai juntando gente, juntando gente como se seguissem o rastro da poesia. Eu, parecia criança em parque de diversão, ria de tudo. Para todos”, falou.
À noite, Sérgio Vaz, foi ao Morro do Vidigal, assistir a estreia da peça "Bandeira de retalhos" do Grupo Nós do Morro. O poeta ficou impressionado com o espetáculo. “Acho que foi a peça mais louca que já assisti. Sem palavras. Não sei se foi a trilha musical do Sérgio Ricardo, A direção do Guti, ou a entrega dos atores, o clima da favela. Só sei que a peça me arrebatou”, relatou.
No Rio de Janeiro, todo o clima da noite carioca, Sérgio Vaz, encerrou a noite em um baile Funk na Rocinha. “Aí, o baile foi meu primeiro Pancadão. Da hora”, falou entusiasmado. Sérgio Vaz terminou a noite, ou começou o dia, rodeados de amigos, bate-papo sobre poesia, saraus e literatura.
O sarau da Cooperifa começou em Taboão da Serra e hoje, 10 anos depois, acontece todas as quartas-feiras, no Bar do Zé Batidão, na Piraporinha, Zona Sul de São Paulo.
Serviço
Sarau da Cooperifa na favela da Rocinha no Rio de Janeiro
Local: Via Ápia, Favela da Rocinha – Rio de Janeiro – RJ
Quando: Sábado, dia 7 de julho, às 16h.
Informações: 9342-8687 e 6599-5499