EM ALTA
Home

Primeira Associação de Empresários de Taboão surgiu em 1961

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

18/06/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Em outubro de 1961 começava, em Taboão da Serra, um pequeno ensaio visando a fundação de uma entidade para congregar o empresariado local. Os que eram consultados se entusiasmavam com a ideia, a Gazeta do Taboão, então comandada por Oduvaldo Donini, prometia abraçar a iniciativa, enquanto a Associação Comercial de Pinheiros, através de seus diretores prometia dar todo o apoio necessário à criação da entidade congênere.

O Comendador Ângelo Rinaldi (foto), conhecido internacionalmente como um importante produtor de orquídeas, sempre a frente de seu tempo, dizia: “Temos que considerar a importância das relações entre os homens do comércio e da indústria. Estes devem estar unidos e seguirem em linhas paralelas nas suas atividades. Essa união só é possível por intermédio de uma associação de classe”.

Foto: Acervo Pessoal

Comendador Ângelo Rinaldo, um homem a frente do seu tempo

O Dr. Plínio Assumpção, então diretor Superintendente da extinta Indústria e Comércio Assumpção S.A., sediada no município era lembrado para presidir a primeira reunião, que alguns tentavam realizar. Apesar de todo apoio que parecia existir, naquele momento, a iniciativa não vingou.

Somente seis anos depois, mais exatamente em julho de 1967, quando Lenine Crivelli, diretor da Viação Nove de Julho, que era sediada na cidade, saiu a campo visando encontrar outros empresários que comungavam com o projeto foi possível transformá-lo em realidade.

Ingo Manfredi Clauss, da Tingiplast, empresa especializada em tingimento de fios plásticos, de imediato juntou-se a Lenine, que já havia ganhado a colaboração do fundador da Gazeta do Taboão, Oduvaldo Donini, um entusiasta da iniciativa, que inclusive fora, anos antes, o autor da ideia de fundar a entidade, saiu a campo e desta vez conseguiram um número expressivo de empresários, que finalmente permitiu a sua criação.

Diversas reuniões preparatórias foram realizadas até que em agosto daquele ano, em reunião dirigida por Lenine Crivelli e Ingo Manfredi Clauss, Oduvaldo Donini, usando sua experiência de advogado e professor universitário, apresentou a minuta de um projeto de estatutos para reger a futura associação, que previa a participação de representantes das indústrias e de comerciantes, com o objetivo de defender seus interesses, orientar seus associados em assuntos fiscais, de legislação, etc. e mais do que tudo o congraçamento das duas categorias empresariais.

Juntamente com a aprovação dos estatutos em 14 de agosto de 1967 acontecia a histórica reunião de fundação da Associação Comercial e Industrial de Taboão da Serra, formada com a seguinte diretoria executiva: Presidente Lenine Crivelli, da Viação 9 de julho; Vice Presidente Ingo Manfred Clauss, da Tingiplast; 1º Secretário Eliot de Mattos Lima, da Socifer; 2º Secretário José Godinho Branco, do Auto Posto Taboão; 1º Tesoureiro Moacyr Nogueira dos Santos, gerente do Banco Mercantil e Industrial de São Paulo e 2º Tesoureiro Massami Toi, gerente do Banco da Bahia.

Na mesma ocasião foi eleito o seguinte Conselho Consultivo: Lourival Fayzano, da Distribuidora de Sal e Açúcar Pioneira do Sul; Carmelo Pavone, da Cooperativa Mista Piratininga; Francisco Andugar Espinosa, da Condufil; Jair Latanzi, da Olaria São Sebastião; Antonio Soares de Azevedo, da Panificadora Celeste e Vicente Elizio da Silva Rangel, da Indústria de Roupas Assunção.

Foto: Acervo Pessoal

José Batista, atual presidente da Associação Comercial e Empresarial

Ao longo desses quarenta anos de existência, mesmo que em certas épocas tenha enfrentado muitas dificuldades a entidade conseguiu prestar importantes serviços para todo o comércio e indústria da cidade, sempre contando com presidentes de envergadura, tais como Henrique Genuíno Salvi, da Esquadrias Salvi; Antonio Alves, da Papelaria Alves; Antonio Carlos Azevedo, da Desfio; José Batista da Rocha Crocce e Wilson Mendonça, advogados e tantos outros que também deixaram marcas importantes na história da Associação.

Hoje, denominada “ACE – Associação Comercial e Empresarial”, presidida pelo comerciante José Batista (foto), sócio do Restaurante O Capixaba, localizado na Regis Bittencourt, km. 274, continua prestando importantes benefícios para todos os seus associados.

 


Dr. Armando Andrade é advogado e Consultor de empresas. Foi Vereador (1973/77), Presidente da Câmara (1975/1977) e Prefeito por duas vezes (1977/1982 e 1989/1992). Para falar com o autor: diretamente pelo blog ou pelo e-mail www.advandrade@globo.com
 

Notícias relacionadas