Reta final define coligações para eleições municipais em Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Faltando exatos 15 dias para o final do prazo para a realização das convenções partidárias, o quadro político para as eleições municipais vai se definindo aos poucos. Ao que tudo indica, Taboão da Serra terá mesmo quatro candidatos disputando a sucessão. Mas, as coligações proporcionais, que definem os candidatos que disputarão as 13 vagas na Câmara Municipal, ainda estão indefinidas.
O candidato de oposição, Fernando Fernandes, do PSDB, conseguiu nas últimas semanas novos apoios. Além dos partidos que já faziam parte do seu grupo político, o PRB, PMN e PR declararam apoio ao tucano. Fernandes ainda mantém conversa com o PTB e mais duas siglas que ele prefere manter em sigilo.
Foto: Maikc Reis
Arlete Silva, presidente do PTB, que deverá definir futuro na início da próxima semana
Wagner Eckstein, candidato do PT, conseguiu um importante apoio há cerca de 20 dias, com a chegada do PCdoB. A frente de esquerda conta com apoio do Governo Federal, além do peso do ex-presidente Lula e da atual mandatária Dilma Roussef. Os petistas receberam apoio do discreto PTN e continua conversando com outras legendas.
Candidato apoiado pelo prefeito Evilásio Farias, Aprígio, do PSB, vem mantendo diversas conversas com partidos que ainda estão indecisos. O PDT é o principal alvo da investida, mas o grupo de Aprígio também negocia com o PTB e ainda mantém esperança de trazer o PCdoB. Outros partidos menores, como o PPL devem ficar na base.
A candidatura que já está definida é a do Psol. Stan será o candidato a prefeito e Willian, do PSTU, o vice. A coligação será a primeira a realizar sua convenção, neste domingo, dia 17, às 15h, na escola José Inácio Maciel. O Psol não negocia com mais nenhum partido.
Câmara Municipal
Apesar do quadro para a disputa da sucessão de Evilásio Farias estar bem encaminhado, as coligações proporcionais devem pesar na decisão final dos partidos que ainda não declararam apoio a nenhum dos candidatos.
Dois partidos se destacam nesse xadrez eleitoral. O PTB de Arlete Silva está dividido, parte dos pré-candidatos a vereador querem apoiar Aprígio, outros preferem Fernando Fernandes e alguns já demonstraram simpatia por Wagner Eckstein. O partido deve decidir seu apoio no início da próxima semana. O deputado estadual Campos machado deverá conversar com o grupo.
O PDT também ainda não decidiu quem irá apoiar. O partido é disputado por Aprígio, que está mais próximo de fechar um acordo, e o PT, que mantém conversas há meses. A sigla é estratégica, pois possuiu um time de pré-candidatos muito forte, que irá refletir nas urnas. O PDT deverá anunciar no início da próxima semana o seu candidato.
Também não declararam apoio a nenhum candidato o PV de Carlos Andrade e o PRP, do vereador Tales Franco. As duas siglas buscam, principalmente, uma boa coligação proporcional.