EM ALTA
Home

Cracolândia volta a preocupar comerciantes e moradores no Pirajuçara

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

14/06/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–

Por Nely Rossany, da Gazeta SP

“O pesadelo voltou”. É assim que os comerciantes definem a volta dos usuários de drogas ao terreno esquina com a Benedito Cesário de Oliveira e Kizaemon Takeuti, no bairro Jardim Clementino, região do Pirajuçara em Taboão da Serra. A frase é de  Benê da Farmácia, como é conhecido no bairro. Ele relatou à reportagem da Gazeta SP que há usuários de drogas de todos os tipos e que um deles, chega a andar armado com uma faca.

“Tenho receio, pois tenho dois filhos pequenos que às vezes vem trabalhar comigo. Nós até tentamos ajudar, damos comida, conversamos, mas ninguém sabe quando um deles pode ter um surto e ferir alguém”,diz Benê. Ele também relata que o homem armado, anda com uma garrafa de gasolina e um pano e cheira o combustível.

Foto: Thiago Neme | Gazeta SP

Reportagem flagrou pessoas fumando crack em terreno abandonado

Em agosto de 2011, a Prefeitura de Taboão da Serra e a Polícia Militar fizeram uma operação especial no local, com a participação de assistentes sociais para tentar a reabilitação de usuários, mas sem sucesso. A maioria se negou a receber tratamento. A Prefeitura chegou a limpar o terreno e notificar o proprietário. Durante algum tempo, relatam os comerciantes, o terreno ficou vazio, um novo portão foi instalado, o buraco no muro foi tampado e por conta de uma obra no terreno ao lado, os usuários se mantiveram afastados.

Em visita na manhã de ontem, a Gazeta SP flagrou uma garota de programa no local. Os ‘clientes’ pulam o portão com facilidade e não se inibem com a luz do dia. “É uma pouca vergonha isso aí. Depois eles [usuários] ficam zanzando para lá e para cá na avenida perturbando as pessoas, pedindo dinheiro”, disse o vendedor Felipe Tales. Já na parte da tarde, o movimento de usuários de droga aumentou e cerca de dez pessoas estavam no local e era possível ver cachimbos acesos.

Procurado pela reportagem o Secretário de Segurança Pública de Taboão da Serra, Comandante Silas Santana disse que não tinha informações sobre a volta da Cracolândia. “Vamos verificar e se necessário, faremos outra operação no local”, disse.

O Capitão Santos, da 2ª Cia do 36º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela área, também disse que a PM ainda não recebeu nenhuma denúncia de comerciantes. “Toda semana, fazemos reuniões com a comunidade para definir as áreas que mais precisam da nossa atuação e não tivemos nenhum relato ainda falando sobre isso. Mas vamos pessoalmente ao local”. Santos também faz questão de cobrar a participação da comunidade no auxílio do trabalho dos policiais.
 
“É preciso que os comerciantes e moradores participem das reuniões que fazemos através do Conselho de Segurança ou até mesmo indo até o Batalhão conversar conosco. Há também outros meios, para quem não quer se identificar como o Disque Denúncia, número 181. A participação da comunidade é essencial para o nosso trabalho”, enfatiza Santos. A 2ª Cia fica na rua Hamilton Fernandes, nº 30, Pirajuçara e o telefone é 4138-5042. 

Foto: Thiago Neme | Gazeta SP

Usuários convivem com muita sujeira e roupas espalhadas pelo chão

Foto: Thiago Neme | Gazeta SP

Comerciantes dizem que usuários se prostituem para consumir drogas

 

Notícias relacionadas