Taboão da Serra quer vacinar 20 mil crianças neste sábado
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra pretende imunizar 20.676 crianças contra a polimielite (paralisia infantil) no próximo sábado, dia 16 de junho. O número corresponde à meta de cobertura de 95% de taboanenses menores cinco anos de idade, público-alvo da campanha de vacinação.
Veja os locais e endereços de todos os postos de vacinação
Segundo Milton Parron, Secretário de Saúde, 180 funcionários da prefeitura irão participar da campanha. Todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h. Algumas escolas municipais também irão funcionar como pontos da campanha. No Shopping Taboão, no Extra e no Hipermercado D’avó também serão instalados postos de vacinação.
Foto: Divulgação | Ricardo Vaz
Vacinação acontece em todas unidades de saúde de Taboão da Serra
Nas Unidades Básicas de Saúde, ocorre a multivacinação, os pais podem atualizar a carteirinha dos filhos que estão com vacinas atrasadas. Nas Emefs e nos outros postos, apenas a vacina da Polio será aplicada. “Nossa meta é atingir os 95%, por isso é importante que os pais levem seus filhos para tomar a vacina”, disse Milton Parron.
São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas.
“A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a paralisia infantil. Por isso é importante que pais e responsáveis levem seus filhos a uma Unidade Básica de Saúde no próximo sábado. São duas gotas que podem salvar vidas”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.
Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.
A vacinação acontece em todo o Brasil, nas cidades da região, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu, todas as unidades de saúde estarão funcionando no sábado, das 8h às 17h. A meta do Estado é vacinar 2,84 milhões de crianças dos 2,99 milhões de paulistas com idade entre 0 e 5 anos incompletos.