Prefeitura inaugura unidade de atendimento de saúde mental
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
O prefeito Evilásio Farias entregou na manhã deste domingo, dia 3, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) que atenderá 120 pacientes a partir dos 18 anos que precisem de acompanhamento e tratamento na área de saúde mental. A solenidade de inauguração contou com a presença de vereadores, secretários e lideranças políticas.
Evilásio Farias fala sobre a inauguração do equipamento de saúde
Veja galeria de imagens da inauguração do CAPS II
Segundo Evilásio, um dos maiores gargalos na saúde de todo o Brasil é o atendimento de psiquiatria. “Felizmente Taboão da Serra completa hoje o círculo com o CAPS Infantil, o CAPS Álcool e Droga e agora o CAPS II. Teremos uma unidade de referência com profissionais em quantidade e qualidade suficiente para atender a demanda do município”.
Foto: Eduardo Toledo
Autoridades municipais durante descerramento da placa inaugural
Para os secretário de saúde, Milton Parron, a unidade será um grande centro de convivência par aos pacientes que necessitam de atendimento psiquiátrico. “As pessoas que tem alguma dificuldade de adaptação a sociedade aqui vão encontrar oficinas de artesanato, oficinas de pintura, teatro, biblioteca. Um retorno para que as pessoas possam viver em comunidade e retornar as casas da melhor forma possível”.
Milton Parron afirmou que o CAPS II começa a funcionar com 120 atendimentos mês, mas a ideia é ampliar esse atendimento. “Vamos fazer uma reavaliação dentro de três meses para ver a real demanda que temos em Taboão da Serra, mas o espaço está preparado para atender um número maior”.
Participaram da solenidade de inauguração a vice-prefeita, Professora Márcia, os vereadores Alexandre Depieri, Cido, Aprígio, Ronaldo Onishi, Fausta e Olívio Nóbrega, além dos secretários municipais Arlete Silva, Luis Domingues, Milton Parron, José Ribeiro, Mayse Rodrigues Ballarini e o ouvidor do município, Capitão Lener. O ex-vereador Said Jorge de Moraes também prestigiou o evento.
Círculo fechado
Taboão da Serra já conta com dois Centros de Atenção Psicossocial, o infantil e o Álcool e Drogas (AD) para tratamento de dependentes químicos. O Caps para adultos atua no tratamento de pacientes que precisam de atendimento psicológico e psiquiátrico permanente e em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos.
"A inauguração acontece dias após a celebração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, que simboliza a luta pelo respeito aos direitos das pessoas com transtornos mentais e a mudança na forma de tratamento: que deixa de acontecer nos manicômios – onde muitas vezes os pacientes eram submetidos a condições desumanas – e passa a ser prestados nos serviços de atenção comunitária em saúde mental, como os CAPS.", explica a coordenadora do CAPS II, Fernanda Zanetti Cinali.
Serviço
CAPS II
Avenida Ibirama, 145 – Jd. São Judas
4701-4094