Pacientes receberam kit diabetes completo em abril
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Por Nely Rossany, da Gazeta SP
A Gazeta SP denunciou no mês de março que há quatro meses os pacientes que participavam do programa de diabetes da Prefeitura de Taboão da Serra não recebiam o kit contendo os suprimentos necessários para o tratamento da doença. Em abril, segundo a paciente Neuza Maria Feitosa Pereira, a distribuição foi normalizada.
Nos últimos meses, os pacientes iam até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber a quantidade de lancetas, tiras reagentes e seringas de acordo com o tratamento indicado pelo médico, mas retiravam quantidades menores. A reportagem chegou a acompanhar a paciente Neuza até a UBS Jardim Helena e constatou que o material estava incompleto. Neuza precisa medir sua glicemia duas vezes ao dia, então deveria receber 60 tiras reagentes, 60 lancetas e 30 seringas para aplicar uma vez ao dia insulina, mas recebeu 50 tiras e 30 lancetas, somente as seringas estavam na quantidade correta.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Paciente Neuza Pereira, há quatro meses não recebia o kit Diabetes completo
Já no mês de abril, a mesma paciente recebeu a quantidade ideal para o tratamento. “Até me surpreendi quando recebi o kit completo, porque havia quatro meses que vinha pela metade. Pelo menos esse mês foi ficar tranquila e não vou precisar gastar, só espero que continue assim”, declara Neuza, que há dois anos é inscrita no programa. A próxima entrega está marcada para o dia 22 deste mês.
Suspeita
A Prefeitura de Taboão havia informado no mês de março que iria investigar o ocorrido sob a suspeita de haver desvio dos materiais. Ontem, a Assessoria de Imprensa disse que não foi aberta sindicância e a direção da UBS não conseguiu comprovar se algum funcionário estivesse desviando os itens do kit. Ainda segundo a prefeitura, os kits são adquiridos parte com verba do Governo Federal e o restante do custeado pela Prefeitura.