Olívio Nóbrega cobra nova delegacia no Pirajuçara
Taboão da Serra tem 250 mil habitantes e apenas uma delegacia de Polícia. Os números surpreendem, no ano passado foram registrados mais de 12 mil boletins de ocorrência, o que restringe qualquer investigação dos crimes comuns que ocorrem na cidade. Nesta semana, o presidente da Comissão de Segurança da Câmara Municipal, Olívio Nóbrega, se manifestou sobre o problema.
O vereador disse que irá pedir uma audiência, ainda em maio, com o secretário de segurança pública do Estado de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, para debater o assunto. Olívio Nóbrega ainda lembra que o governador Geraldo Alckmin, em 2006, assinou a criação de um novo distrito policial em Taboão da Serra. “Participei da cerimônia de assinatura, temos o aval para a instalação da nova delegacia, queremos agora saber por que não foi feito nada nesses seis anos”.
Foto: Divulgação
O vereador Olívio Nóbrega, presidente da Comissão de Segurança
Segundo Olívio Nóbrega, Taboão da Serra precisaria hoje de três distritos policiais. “A cidade hoje tem uma defasagem de delegacias, mas não queremos apenas que aumente o número de prédios, de unidades físicas, mas também o número de investigadores, delegados e escrivões”, afirmou.
Em maio do ano passado, Olívio Nóbrega já havia participado de uma reunião com o secretário de segurança pública. Na ocasião, ficou acertado que a instalação da delegacia dependia de um estudo técnico. “Queremos saber o que feito de lá pra cá, o secretário foi muito solícito, mas precisamos que essa delegacia seja instalada ainda neste ano”.
Na reunião, o secretário Antônio Ferreira disse que o pedido seria analisado com rapidez. “Já pedi para o Dr. Marcos Carneiro, nosso delegado geral, providenciar parecer técnico a respeito. Pelas peculiaridades que foram expostas aqui, é bastante viável a instalação de uma nova delegacia em Taboão da Serra”.
Em 2011, Taboão da Serra registrou 25 homicídios, 1.747 roubos e furtos de veículos, 65 roubos de carga, 4.100 roubos e furtos, além de 63 flagrantes de tráfico.