Vereadores cobram normalização da entrega de medicamentos
Na sessão da Câmara dos Vereadores em Taboão da Serra, que aconteceu na terça-feira, dia 10, o presidente José Macário, abriu os trabalhos questionando a Secretaria de Saúde sobre a falta de medicamentos, principalmente insulina e fitas para realizar exame de controle do diabetes (dextro), nos postos de saúde. Até agora, a prefeitura não informou quando a situação será normalizada.
“É inaceitável que Taboão da Serra deixe sua população sem insulina e fita para realizar o exame. Já esta comprovado que essa doença é uma das que mais mata”, declarou Macário.
Foto: Eduardo Toledo
Vereador Cido cobrou uma solução para a entrega do kit de diabetes
Segundo alguns moradores relataram, os postos de saúde deveriam fornecer, pelo menos, medicamentos para controle de diabetes, hipertensão, alguns antibióticos, antiinflamatórios e analgésicos para a população, mas eles estão tendo dificuldades em encontrar.
“Mês passado não encontrei o captopril [medicação para controle de pressão alta], no posto da casa na minha mãe no Jd. Record, tive que comprar”, relatou José Carlos.
O vereador Cido criticou a prefeitura, segundo ele, houve uma redução de 6% na verba destinada a saúde. “O prefeito reduziu de 26% para 19% a verba para a saúde, mais de 6% foi retirado”, disse.
“Estou comprando a insulina e seringas [para aplicação da insulina], porque não estou conseguindo no posto”, disse Cátia Gomes, moradora do Jd. Santo Onofre.
De acordo com a secretaria de Saúde, não há falta de medicamentos na rede municipal. “A compra esta em dia. O que está em falta são os medicamentos do programa estadual Dose Certa que estão com a entrega atrasada”, informou em nota.
A secretaria também informação que todos os pacientes diabéticos estão sendo atendidos. “Quem toma insulina e deve fazer todos os dias a medição, recebe o kit normalmente com o número correto de tiras. Existem casos em que o paciente não é usuário de insulina. Neste caso ele deve fazer a medição uma vez por semana no próprio posto, não havendo a necessidade de recebimento do kit”.