Prefeitura de Taboão recupera encostas para evitar deslizamentos
Nely Rossany, da Gazeta SP
Os moradores de Taboão da Serra que moram próximos à encosta, na época de chuvas temem deslizamentos e tragédias. Passado os meses com maior volume de chuvas, a prefeitura iniciou obras de contenção nos bairros Intercap, Jardim Vitória e Parque Assunção.
Uma das obras em andamento é do Condomínio Residencial Vitória, no Intercap, que teve o Bloco 2 afetado por um deslizamento de terra em 2010. De acordo com a Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, o deslizamento foi causado por negligência da construtora, que não construiu o muro de arrimo e não fez o trabalho de contenção da encosta, como estava previsto na planta.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Encosta na rua das Camélias, interditada desde 2010 passa por obras
Segundo a prefeitura, na época a Defesa Civil, interditou o Bloco, com 14 residências, além de 28 casas próximas, devido ao risco de desabamento do talude (barranco) e ninguém se feriu.
Outro problema que estava sem solução há cerca de dois anos foi a interdição de parte da rua das Camélias, no bairro Parque Assunção, próximo à sede da prefeitura e também na Rua Benjamim Varandas, no Jardim Vitória. A prefeitura informou que nos três bairros as obras já começaram e estão com ritmo acelerado e o prazo para a conclusão das obras é de quatro meses.
“Os deslizamentos ocorreram no período de chuvas de 2010 e os recursos foram autorizados pela Caixa Econômica para licitação somente neste ano, em quatro meses as obras devem ser concluídas. Só começamos três, porque são aquelas que interrompem o acesso a moradias e bloqueiam parcialmente o transporte e dificultam o acesso a serviços públicos, este é o critério, assim que as obras evoluírem com os primeiros serviços, as equipes serão deslocadas para as outras duas encostas”, Ricardo Rezende.
Próximas Obras
As próximas encostas a receberem obras de contenção serão as da Rua José Carlos de Macedo Soares (na divisa com São Paulo) e a Estrada Tenente José Maria da Cunha, importante via na região do Pirajuçara. A verba para as obras é de cerca de R$ 6 milhões, por meio do convênio entre a prefeitura e o Ministério das Cidades.