EM ALTA
Home

Dermatologista aborda o papel dos nutricosméticos

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

10/04/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

A dermatologista Dra. Erica Monteiro, colaboradora da Unidade de Cosmiatria, Cirurgia e Oncologia – UNICCO do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp),  acaba de participar do curso de lançamento de um novo produto da linha Oenobiol, um nutricosmético que tem como função proporcionar beleza de dentro para fora, ou seja, pela ingestão de cápsulas com importantes nutrientes funcionais. Recentemente, a dermatologista, em parceria com uma nutricionista, publicou na Revista Brasileira de Medicina um estudo científico sobre o papel dos alimentos funcionais, nutracêuticos e nutricosméticos para a prevenção de doenças, manutenção da saúde, qualidade de vida e melhora da aparência.

A alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos são os métodos mais recomendados pelos médicos para aqueles que se preocupam com a prevenção da doença, a manutenção da saúde, o combate aos danos causados pelo envelhecimento e a manutenção e a melhora da aparência. E isto faz total sentido, pois as vitaminas e os minerais que compõem os alimentos ajudam a combater os radicais livres, moléculas que degeneram as células saudáveis do corpo humano. Porém, grande parte das pessoas não ingere a quantidade necessária de nutrientes capaz de fornecer proteção total.

Por conta isso, a indústria da beleza tem investido fortemente no desenvolvimento de pílulas nutricosméticas, ou seja, doses de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e proteínas que têm por objetivo repor possíveis deficiências geradoras de rugas, unhas fracas, queda de cabelo, flacidez, entre outros problemas estéticos.

Segundo a dermatologista Erica Monteiro, essas cápsulas são um complemento da rotina de beleza. Outro ponto destacado pela dermatologista é o perigo da automedicação “É fundamental consultar um dermatologista ou um nutricionista antes de ingeri-las. É preciso fazer exames necessários para saber quais são as deficiências nutricionais que estão ocasionando problemas estéticos”, alerta a Dra. Erica.

Existem nutricosméticos para várias funções em termos de beleza. Há produtos para firmeza e elasticidade da pele, para fortalecimento dos cabelos, unhas fracas, ativadores de bronzeamento, combate à gordura localizada e redução à celulite.

Entre as substâncias que fazem parte destes nutricosméticos, há antioxidantes, colágeno, zinco, vitaminas A, C, E e H, extrato de soja e licopeno. ômega 3 e licopeno, ácido fólico, ferro e cobre, betacaroteno, zinco, magnésio, selênio, silício e cafeína.

Lançamento

Uma das mais importantes linhas de nutricosméticos é a francesa Oenobiol Paris®, que tem como conceito "a beleza que vem de dentro”. A marca conta com produtos, em forma de cápsulas, para os cabelos, pele, exposição solar, dieta, etc.

 

Notícias relacionadas