EM ALTA
Home

Alunos da EMI Emília participam da Coleta Seletiva em Taboão da Serra

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

05/03/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Por Adriana Alkmim

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Emília, no Parque Marabá, tiveram um dia de diferente nesta quinta-feira, 1º de março. As quase 600 crianças assistiram vídeos sobre a importância da Coleta Seletiva e de como dispensar corretamente o lixo doméstico. De forma lúdica e divertida, a meninada separou o lixo orgânico do que poderia ser reciclável em casa. Na sala de aula os alunos aprenderam transformar latinhas de alumínio, garrafas plásticas e de refrigerantes, madeira, restos de tecidos e outros materiais, antes vilões do meio ambiente, em brinquedos, artesanato e jogos.

A bióloga Morgana Tomaz, da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Taboão da Serra aproveitou os vídeos sobre Coleta Seletiva, desenvolvidos pelo Governo do Estado de São Paulo, para levar informação e cidadania aos pequenos taboaneses. “Nosso objetivo é apresentar o documentário em todas as EMIS e EMEFES da Cidade. Nossos alunos vão aprender de pequenos a responsabilidade que devem ter com o planeta.”, explica Morgana. A bióloga afirma que ações como essa são imprescindíveis para despertar a consciência e importância da reciclagem ainda na primeira infância.

Foto: Ricardo Vaz | Divulgação

Alunos apreenderam de forma lúdica como reciclar o material e transformá-lo em brinquedo

A Diretora da escola, Ana Júlia Ikuta, acredita que é natural da criança o poder da criação e transformação. “Antigamente nós mesmos fazíamos os brinquedos em casa. A criança de hoje precisa recuperar seu instinto criativo e com isso adquirir consciência de sustentabilidade.”, alerta a educadora. Estímulos simples como esses são vitais para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes no futuro, lembra.

A Professora do jardim I-G, Tânia Fidelis alfabetiza crianças de quatro e cinco anos. A educadora conta com alegria a reação dos alunos ao participarem da Oficina que transforma o lixo que elas trazem de casa, em produtos novos como brinquedos e jogos. “Atualmente as crianças já tem uma noção ecológica, o que fazemos é incitar e instigar a consciência e importância da coleta seletiva, começando dentro de casa”, explicou a professora.

A pequena Thalyta Conceição Fausto dos Santos, aluna do Jardim I da EMEI Emília foi categórica. Com seus quatro aninhos, a menina disse que vai ensinar para os amigos e família tudo que aprendeu. “Eu entendi que tenho de jogar fora o lixo orgânico, mas podemos nos divertir e fazer um monte de brinquedos como esse que fiz (Bill Bilboquê) e ainda ajudarmos a salvar o planeta.”, orgulha-se a pequena.

“E é esse sentimento de orgulho e alegria que toma conta das crianças ao transformar o velho, o lixo, o descartável em objetos de diversão e arte”, disse a coordenadora pedagógica Márcia Santos da Silva Penha. 

Márcia lembra que é o segundo ano que a EMEI Emília faz o dia da Coleta Seletiva. Segundo ela, a família é orientada a participar e auxiliar os alunos a separar o lixo bom, que é depositado em caixas nas salas de aula e posteriormente reciclados pelos alunos. “Ensinamos as crianças o que deve ser descartado (lixo orgânico) e pode ser reaproveitado. Nossos alunos passam a ser disseminadores da Consciência Ecológica e da coleta seletiva. Eles precisam aprender desde cedo à importância da reciclagem e seus reflexos no planeta.”, finaliza.

 

 

Notícias relacionadas