Moradores do Recanto dos Pássaros sofrem com falta de água há um mês
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A falta de água há um mês esta transformando a vida dos moradores da rua Patativas no bairro Recanto dos Pássaros, em Taboão da Serra, em um pesadelo. De acordo com os moradores, no dia 25 de janeiro, a Sabesp realizou manutenção na rede de abastecimento e, desde então, o que era ruim ficou muito pior.
Ainda de acordo com os moradores, eles sempre tiveram problemas com o abastecimento de água durante o dia, mas na madrugada o abastecimento era normalizado, agora nem isso. Depois do dia 25 de janeiro, a vida dessas pessoas virou um caos, em pleno verão com temperaturas passando dos 30 graus, eles não têm nenhuma gota de água nas torneiras.
Foto: Duvulgação
Morador precisa fazer malabarismo para encher a caixa d’água
Todo o dia a Sabesp recebe ligações e e-mails de moradores pedindo socorro, uma solução. “Já virou uma situação de calamidade. Alguém pode me explicar como moradores que pagam suas contas em dia podem passar por um absurdo desses, ficar um mês sem água?”, questiona a moradora.
Eles já recorreram ao SAC e a Ouvidoria da Sabesp, falaram com o responsável pela agencia da Sabesp de Taboão, senhor Edimar, e até na Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP), mas até esta quarta-feira, dia 22, nada foi resolvido. Aliás, o que tem acontecido é uma sequência de informações incorretas, como explica o morador Mauro.
“Liguei na Ouvidoria da Sabesp e fui informado que o problema já está solucionado desde o dia 10/02, mas isso é uma mentira, pois continuamos sem água desde o dia 25/01. O que acontece é que, para nossa sobrevivência, somos obrigados a ligar na Sabesp e solicitar um caminhão pipa, mas quando esse caminhão chega nos deparamos com outro problema, uma vez que os funcionários da Sabesp não entram nas residências somos obrigados a sair do serviço para subir no telhado e abastecer a caixa d’água”, diz Mauro.
A Sabesp reconhece o problema, mas a solução esta longe de chegar, a empresa comunicou que não há previsão para restabelecer a falta de água na rua Patativas e lamenta o ocorrido, como se isso fosse resolver o problema.
A empresa informou “que se trata de uma localidade situada em ponto alto e distante do sistema/reservatório da Sabesp, a qual é abastecida regularmente no período noturno. Para otimizar o abastecimento na localidade, a empresa está finalizando um estudo para a instalação de novo sistema de bombeamento. A empresa irá iniciar uma negociação com a Prefeitura de Taboão da Serra para começar as obras o mais rápido possível”.
Sobre o tempo mínimo para resolver o problema a empresa não soube responder, ou seja, pode ser em uma semana, um mês ou até um ano. Questionados sobre a conta que chega para os moradores pagarem, a Sabesp respondeu que eles vão pagar o que consumirem. Pela lógica os moradores vão ficar despreocupados, eles não têm consumo há um mês.
“Quanto ao pagamento das contas, a Sabesp informa que o valor cobrado na fatura é referente ao consumo medido pelo hidrômetro (aparelho utilizado para a medição do consumo). Portanto, não há procedimento para a redução na conta já que o cliente paga pela quantidade de água consumida”.
O morador desabafa: “Isso já passou dos limites, não temos a mínima condição de viver assim, pois estou morando de favor na casa de parentes com a minha esposa e com duas filhas, uma delas recém nascida. Os órgãos competentes deveriam ter um pouco mais de respeito para conosco”.