Prefeitura conclui plano sobre destinação do lixo
Nely Rossany, da Gazeta SP
Apesar de ter uma das melhores coletas de lixo do país, cobrindo 99% dos domicílios, Taboão da Serra ainda tem muitos desafios na destinação dos resíduos. O maior deles é o custo, por mês os gastos com a coleta, manuseio e destinação do lixo chegam a quase R$ 3 milhões, se igualando a arrecadação mensal do IPTU da cidade. Na semana passada, a Prefeitura publicou na Imprensa Oficial o seu Plano de Gestão de Resíduos Sólidos que busca alternativas para a destinação do lixo e também a diminuição dos gastos.
A cidade com 240 mil habitantes produz 7 mil toneladas de lixo doméstico por mês que é coletado e encaminhado para o aterro sanitário do município de Caieiras, há cerca de 40 km de distância. Para utilizar o aterro, o custo é de cerca de R$ 70 a tonelada, fora o contrato com a empresa responsável pela coleta no valor de R$ 2,5 milhões por mês. Em contraponto, o que é arrecado com a taxa de lixo fica em torno de R$ 1 milhão mensais, de acordo com a previsão orçamentária de 2012.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Por mês são produzidas 7 mil toneladas de resíduos na cidade
Se a Prefeitura contar só com o dinheiro do IPTU para pagar as contas e ainda promover melhorias e obras na cidade, não ia conseguir, pois gastaria todo o montante somente com a coleta e a destinação do lixo. Até setembro de 2011, a Prefeitura havia arrecadado R$ 28,7 milhões com o imposto, cerca de 3 milhões por mês.
Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura, Ricardo Rezende, o Plano possibilitará á Prefeitura mais autonomia na destinação dos resíduos, abrindo a possibilidade de o lixo receber tratamento prévio e ser cada vez menor a quantidade de resíduos depositada nos aterro. “A partir do plano vamos reformular todas as etapas da gestão de resíduos, melhorando o resultado geral do processo, criando mais empregos e até abrindo a possibilidade de prestarmos serviços para outros municípios em nossas instalações. Por enquanto ainda nada de novo vamos observar nos primeiros meses, mas já estamos analisando sugestão de tecnologias novas de tratamento de resíduos, que vamos implantar a partir deste ano”, explica o secretário.
Gastos devem diminuir
Quanto aos gastos do município, Rezende afirma que o Plano vai possibilitar que os serviços contratados sejam mais econômicos, mas a longo prazo. “Criamos os parâmetros e as condições mínimas para que possamos contratar estes serviços da forma mais econômica e tecnologicamente adequada, uma vez que o contrato de limpeza pública caminha para o seu término”. O contrato com a Viva Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, termina ainda no primeiro semestre de 2012.
O Plano Municipal de Gestão de Resíduos dividiu o lixo em categorias, como ‘domiciliar’, ‘comercial’, ‘público’ e de ‘serviços de saúde’ e levantou dados como a quantidade produzida e as características dos resíduos. “Com esses dados, quantitativos e qualitativos pudermos calcular as potencialidades do sistema a ser proposto e para subsidiar as nossas propostas e decisões”, finalizou o secretário.
Gastos com o lixo
Aterro Caieiras – R$ 70/ tonelada- Total: 490 mil por mês*
*cidade produz 7 mil toneladas por mês
Contrato Limpeza Pública – R$ 2,5 milhões/mês
Total: R$ 2.990.000, 00 (dois milhões novecentos e noventa mil)
Arrecadação
Taxa de lixo: R$ 1 milhão por mês*
IPTU (total já com a Taxa de Lixo) – R$ 3.316.000* (três milhões, trezentos e dezesseis reais por mês)
*previsão para 2012
Conheça a nova classificação do lixo
Resíduos Domiciliares: são aqueles gerados nas residências e sua composição é bastante variável sendo influenciada por fatores como localização geográfica e renda familiar. Porém, nesse tipo de resíduo podem ser encontrados restos de alimentos, resíduos sanitários (papel higiênico, por exemplo), papel, plástico, vidro, etc.
Resíduos Comerciais: são aqueles produzidos pelo comércio em geral. A maior parte é constituída por materiais recicláveis como papel e papelão, principalmente de embalagens, e plásticos, mas também podem conter restos sanitários e orgânicos.
Resíduos Públicos: são aqueles recolhidos nas vias públicas, praças, jardins, galerias, áreas de realização de feiras e outros locais públicos. Sua composição é muito variada dependendo do local e da situação onde é recolhido, podem conter: folhas de árvores, galhos e grama, animais mortos, papel, plástico, restos de alimentos, etc.