DAEE inicia limpeza de piscinões em Embu e Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
No comando de uma retroescavadeira hidráulica, o Governador Geraldo Alckmin deu início na noite de ontem – 19 de dezembro – ao trabalho de limpeza do piscinão Nova República, em Embu das Artes. A solenidade contou com a participação do Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni; do Superintendente do DAEE, Alceu Segamarchi Jr.; do Prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, além de vários vereadores e lideranças políticas da região.
Com capacidade para armazenar 110 milhões de litros de água das chuvas, o reservatório está entre os 25 piscinões localizados na região do ABC, Osasco, Taboão da Serra e Embu das Artes, que passam a ser operados e mantidos pelo DAEE com o objetivo de minimizar o risco de enchentes na Região Metropolitana.
Foto: Divulgação
Alckmin deu início de forma simbólica a limpeza do piscinão em Embu das Artes
O Governo do Estado investirá R$ 29 milhões nos próximos 12 meses na remoção de mais de 245 mil m3 de sedimentos e lixo que se acumularam no fundo dos piscinões. O material será destinado a áreas de deposição final autorizadas pelos órgãos ambientais. O contrato inclui também a manutenção de equipamentos eletromecânicos, como bombas e comportas.
A limpeza
Com o contrato para limpeza dos 25 piscinões, o DAEE assume o trabalho que era de responsabilidade das Prefeituras Municipais onde estão localizados os reservatórios e que têm dificuldades para realizá-lo. O objetivo é manter a capacidade de acumulação desses piscinões, contribuindo para minimizar o risco de inundações e garantir as condições operacionais do sistema, que beneficia toda a Região Metropolitana de São Paulo.
As máquinas começam a trabalhar nos próximos dias em mais nove piscinões: Vila Rosa, Canarinho e Ford Taboão, os três em São Bernardo do Campo; Paço Municipal e Petrobrás, em Mauá; Mercedes Bens em Diadema; Faculdade de Medicina em Santo André; Parque Pinheiros em Taboão da Serra; e Rochdale em Osasco.
Novas obras
O Governador Geraldo Alckmin anunciou, durante a solenidade o início da construção do piscinão Guamiranga, em São Paulo, ao lado do rio Tamanduateí – com capacidade para 800 mil m3 – "Serão investidos R$ 113 milhões, um grande piscinão, 7,5 vezes maior que o de Embu da Artes", comparou Alckmin; além da recuperação do canal de circunvalação da margem direita do rio Tietê, no município de Guarulhos, onde serão construídos mais dois piscinões – CC1 e CC4 -, com capacidade para 550 mil m3 e 450 mil m3, respectivamente.