EM ALTA
Home

Empresário começa campanha para incentivar doação de sangue

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

08/12/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Todos sabem da importância da doação de sangue e da dificuldade de encontrar doares no Brasil. Pensando nisso, o empresário Laércio Lopes, que é doador voluntário, incentiva toda a população a participar desse grande ato, que como ele mesmo diz “pode salvar uma vida”. Ele quer lançar uma campanha em Taboão da Serra e região com o objetivo de alertar a todos a importância de ser tornarem doadores fiéis, ou seja, doares regulares e espontâneos e pede que transmitam essa informação a todos os amigos.

“Saber que com um simples ato de doar sangue você pode salvar uma vida, já é motivo para tornar isso um hábito. Falem com seus familiares e amigos sobre esse ato de amor e salvem vidas doando sangue”, diz Lopes.

Foto: Divulgação

O empresário Laércio Lopes que inicia campanha para incentivar doação de sangue

Até hoje ainda não se descobriu um substituto para o sangue humano, que é utilizado nos mais diversos casos, desde acidentes de trânsito a pacientes cardíacos ou qualquer pessoa que se submeta a uma cirurgia com riscos de sangramento. Em Taboão da Serra, o Hospital Geral Pirajussara recebe doadores de toda a região.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que 5% da população doe sangue pelo menos uma vez por ano. Segundo informações fornecidas pela Fundação Pró-Sangue Hemocentro do Estado de São Paulo, no Brasil, essa taxa é de apenas 2%.

Seguindo as resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todo o material utilizado para coleta do sangue e transfusão em pacientes é descartável, excluindo totalmente a possibilidade de contaminações por doenças infectocontagiosas.

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde. Ter entre 18 e 65 anos. Pesar no mínimo 50 Kg. Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Dormir pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação. Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de identidade, Cartão de identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Passaporte e CNH).

Impedimentos temporários, se o doador estiver gripado aguardar 7 dias. Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana. Amamentação: aguardar 12 meses após o parto. Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação. Tatuagem nos últimos 12 meses. Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses. Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são Estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses Estados deve aguardar 6 meses, e quem morou aguardar 3 anos. 

Impedimentos definitivos, não ter contraído hepatite após os 10 anos, evidencia clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS, doenças associadas ao HTLV I e II, sífilis e doença de Chagas ou malária. Ser usuário de drogas ilícitas injetáveis. 

Intervalos para doação: homens: 60 dias (até 4 doações por ano). Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano). 

Serviço
Banco de Sangue
Local: Hospital Geral Pirajussara (HGP)
Endereço: Av. Ibirama, 1214 Vila Pirajuçara
Informações: 3583-9400
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Aos sábados, das 7h às 13h30.

Com informações da assessoria de imprensa secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
 

Notícias relacionadas