Coluna Em Off, editada no dia 3 de novembro de 2011
Fome política
Há 10 dias o ex-prefeito (e pré-candidato) Fernando Fernandes almoçou com a secretária (e pré-candidata) Arlete Silva. No cardápio mágoas antigas, roupa suja e uma pesquisa eleitoral estalando de tão nova. No final do almoço, um forte abraço acabou com a tempestade que havia entre os dois. Nada mais que isso. (Será?)
Fome política 2
Outro almoço (no mesmo dia) entre os pré-candidatos Wagner Eckstein e Aprígio serviu apenas para as fotos. Apesar do tom amigável, nenhum acordo foi concretizado. Como acordo entenda: um dos dois abriria mão da candidatura a prefeito para ser vice do outro. É, parece que não desceu redondo?
Fome política 3
O vereador Olívio Nóbrega vem garantindo que será mesmo candidato a sucessão municipal. Para tanto anda até mesmo deixando de lado a tradicional feijoada de sábado com a família. Nesta semana sentou com três empresários em um restaurante perto do Shopping Jardim Sul para fechar um apoio que, segundo ele, viabilizará a sua campanha. Fica a pergunta: quem pagou a conta?
Confiante
Olívio Nóbrega acredita que depois de seis legislaturas como vereador chegou a sua hora de sair candidato a prefeito. De acordo com sua assessoria, seu nome aparece em todas as pesquisas feitas, até mesmo as dos adversários. Olívio deve convocar uma coletiva na primeira quinzena de novembro para anunciar que é pré-candidato a sucessão municipal.
Bate o pé
Já é dado como certo que o PT não volta atrás na decisão de lançar candidatura própria. O que está decidido, está decidido. Para sacramentar a decisão, o partido realiza o 3º Encontro Municipal neste domingo, dia 6 de novembro, na Câmara Municipal. Na prática, o evento será um ato de oficialização da candidatura (única) de Wagner Eckstein, além de servir para definir a tática eleitoral e o calendário, além de novas propostas para o plano de governo.
Célebre frase
Do escritor irlandês, Oscar Wilde: “Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo”.
Enfim…
Professora Márcia capitulou. Sem força dentro do partido, foi obrigada a fazer o que todo mundo já sabia e esperava: abriu mão da sua candidatura a sucessão municipal e passou a apoiar, com toda força do mundo, o companheiro Wagner Eckstein.
Grito de guerra
Após o anúncio oficial feito pela vice-prefeita Márcia, um grupo começou a gritar: “Agora não tem jeito, Wagner é o nosso prefeito”. Apesar da rima pobre, muita gente do partido se empolgou e entrou na brincadeira.
Futuro
Um grupo influente do PT pediu pessoalmente para Márcia que ela seja candidata a vereadora do partido. Fazendo charminho, ela “prometeu pensar”. Liga a tecla SAP da petista e você verá: “é claro que eu sou candidata a vereadora, seus manés!”
Alegria, alegria
Olha aí a cara de felicidade do vereador Wagner após Márcia ter desistido de sua pré-candidatura no partido. Não tá parecendo aquelas famílias que se reencontram depois de 20 anos no programa do Gugu? Uiaaaaaa!
Foto: Divulgação
Anota aí
Em breve vai “estourar” na imprensa regional que um prefeito da região tá mais sujo que pau de galinheiro na justiça eleitoral. Corre o risco de nem poder sair candidato a reeleição.
Efeito Dilma
Durante a gravação do programa do PR, o vereador Olívio Nóbrega fez questão de levar juntos seus pimpolhos. Eduardo Nóbrega, pré-candidato a vereador pelo partido, decorou logo sua fala. Mas o caçula (sempre eles), Anderson, estava pra lá de nervoso. Suando, precisou gravar cinco vezes a sua participação. Na última, arrancou gargalhadas de toda a produção. Ele se confundiu: “Olá, eu sou Anderson Nóbrega, Presidente da República…”. Na verdade, ele é presidente do Partido da República, o famoso PR.
Evangélico
Com todo o estúdio rindo sem parar, Anderson Nóbrega até que se saiu bem: “Ué, lá na igreja eles dizem sempre que é para profetizar. Tô profetizando, quem sabe, né?”. Ô Glória!
Célebre frase
Do escritor francês Victor Hugo: “Os infelizes são ingratos; isso faz parte da infelicidade deles”.
Virgem
Acontece no dia 26 deste mês a primeira reunião municipal do PSD. O encontro, que acontece na Câmara Municipal de Taboão da Serra, servirá para definir a estratégia da sigla recém criada por aqui.
Bons ventos
O vereador Alexandre Depieri comemora sua ida para o PSD. Segundo ele, seu bom relacionamento com o deputado federal Walter Ioshi, do mesmo partido, já renderam bons frutos para a cidade. Segundo ele, Ioshi já assinou uma emenda de R$ 300 mil para ampliação e reforma do PS Akira Tada.
Fixação
Alexandre Depieri vestiu mesmo a camiseta do PSD. Quando alguém pergunta o que há de novo, ele responde: “De novo? O PSD, claro”.
Quem é essa figurinha?
Essa é moleza, tá fácil demais. Valendo uma moqueca de badejo com camarão lá no O Capixaba: quem é essa figurinha da foto?
Resposta no final da coluna!
Sina
A combinação Alexandre Depiere + Ronaldo Onishi + Plenário da Câmara Municipal parece ser explosiva. Pelo menos sempre que esses três “elementos” estiveram juntos nos últimos 10 dias, duas pessoas que estavam por perto sofreram ataques epiléticos. Sem brincadeira, aconteceu mesmo. As audiências públicas tiveram que ser interrompidas em ambas as situações.
Cronometro
O sempre elogiado serviço do Samu está deixando a desejar. Na terça-feira, dia 27, quando uma moça passou mal na Câmara Municipal (essa que sofreu um ataque epilético) o serviço foi acionado pelo vereador Alexandre Depieri. A ambulância chegou após 15 minutos, tempo considerado alto para o eficiente serviço do Samu.
Constatação
Um funcionário da Câmara Municipal, que não se conformava com a demora do Samu, lascou essa: “Se quando o vereador chama a ambulância demora tanto assim, imagina quando o povo é que liga”. Triste constatação, né não?
Célebre frase
Do poeta Renato Russo: “Nosso suor sagrado é bem mais belo do que esse sangue amargo”.
Emoção
Na missa campal realizada na quarta-feira, dia 2, no Dia de Finados, o que mais chamou a atenção das quase três mil pessoas que estavam acompanhando a celebração foi o choro incontido da primeira-dama, Roseane Farias. A esposa do prefeito estava emocionada como nunca antes visto em público.
Tô nem aí
No programa Agora É Tarde, da Band, que foi ao ar na quarta-feira, dia 2, o apresentador Danilo Gentilli começou agradecendo o público presente. Tinha gente de Jundiaí, Marília, e até “duas de Taboão da Serra”. Corrigido pelos fãs, que na verdade eram de Diadema, ele respondeu: “Taboão, Diadema… tanto faz!”.
Diga ao povo que fico
Cotada para mudar de partido, a advogada Dra. Silvia fez questão de afirmar que continua no PRB. “Não mudei de partido porque acredito na legenda e vamos fazer dois vereadores”, disse a moça que é pré-candidata.
Expectativa
Já está em fase final de produção o filme que conta a vida do cantor e político Frank Aguiar. Quem anda eufórico, é outro filho do Piauí, Maruzan Corado. Os dois foram colegas de faculdade e agora Maruzan vive a expectativa de ter alguma de suas aventuras ao lado do cãozinho dos teclados narrada nas telas dos cinemas. Auuuu!
Célebre frase
De Johann Goethe: “Ingratidão é uma forma de fraqueza. Jamais conheci homem de valor que fosse ingrato”.
Essa é velha
Poxa, essa a gente esqueceu de contar, mas ainda vale a pena. Há cerca de 20 dias, o até então recatado professor Narciso, que era oposição, virou situação e agora nem ele mesmo sabe mais o que é, começou a reclamar do projeto que alterava o zoneamento de quatro áreas. Depois de gritar, gritar e gritar, levou cartão vermelho do presidente da Câmara, o vereador Macário. Teve que deixar o plenário, acredita?
CSI Taboão
Apesar das emendas alterando o zoneamento terem sido feitas pelos vereadores Macário e Valdevan Noventa, alguns movimentos sociais da cidade acreditam que as alterações têm as digitais do prefeito Evilásio.
Separados no berço
Rapá, fala a verdade. O Jorginho, técnico da “Barcelusa”, tá ou não tá a cara do jornalista e secretário de comunicação Mário de Freitas.
Cara de um, focinho…
Essa é boa
Publicado na coluna do José Simão: “O chargista Marco Aurélio disse que o homem mais rico do Brasil é o Pina. Tudo vai propina! Rarará!”.
Ninja
Se depender dos planos do PT, o partido vai se profissionalizar para a campanha de 2012. Uma das primeiras ações que a petezada irá fazer (talvez ainda neste ano) é uma pesquisa qualitativa. Será uma das primeiras experiências do tipo na cidade, acostumada apenas com as pesquisas quantitativas e chutativas, essas, as mais comuns.
Daltônica?
E uma funcionária da Câmara Municipal estava com o laço da campanha “Outubro Rosa” colado no peito e contou a iniciativa para um petista. O cara, que não perde a oportunidade de fazer campanha, foi dizendo: “Em 2012 será o ano vermelho”. A moça ficou branca, pálida e depois amarela. É que ela entendeu outra coisa no lugar de ano! Captou a mensagem, sábio guru?
Famosa
E uma jornalista de Taboão da Serra anda fazendo sucesso na TV. Não, ela ainda não foi contratada por nenhuma emissora.Ela foi participar do programa Mega Senha, da Rede TV. Dividiu a bancada com o ex-jogador Sócrates. O game vai ao ar ainda em novembro.
Bola de cristal
Um articulador do PSDB garante que o partido já se prepara para uma disputa polariza entre oposição e situação. Ele garante que o PT lança um candidato com o apoio de Evilásio ou que o PT abre as pernas e vai apoiar Aprígio.
Ah…
Uma pessoa que acompanhou de perto toda a CEI da Câmara Municipal esclareceu uma dúvida somente agora. Na época da investigação da criação da famigerada senha Zelda, se falou muito do “IP”. Era um tal de IP pra cá, de IP pra lá e o rapaz achava que IP era “Inquérito Policial”. Só agora, quase cinco meses depois, avisaram para ele que na verdade IP é “Internet Protocol”, sigla em inglês para os registros feitos durante a conexão.
Célebre frase
Gustave Flaubert: “A estupidez não está de um lado e o espírito do outro. É como o vício e a virtude; sagaz é quem os distingue”.
Atualizado
Durante uma conversa entre diversos jornalistas, um dos troca-letras atualizou um velho ditado. Na pizzaria, lascou essa: “Devo não nego. Pago? Bom, aí e já não sei”.
Infinito
Um assessor do prefeito pediu para um funcionário, seu subalterno, que esse fizesse um serviço bem simples. Ao ver o tamanho da besteira feita em curto espaço de tempo, decidiu abortar a ideia. “Você não pode duvidar nunca da burrice de uma pessoa”, filosofou.
Sem graça
Tem leitor que não se manca. Fica enviando um monte de piadinha sem graça pra gente publicar aqui. Nesta semana, pediram para colocar esse aviso: “A Associação dos Mancos precisa do seu apoio”.
Aquele abraço
Aos amigos e fãs da Coluna Em Off, agradecemos mais uma vez ao prestígio que todos têm dado ao nosso trabalho. Queremos mandar um abraço para Magrão, uma fonte inesgotável de informações, para o empresário-dentista Ronaldo Dias e para Israel Luciano, Luis Lune, Lelo, a vereadora Fausta, o amigo Laércio Lopes (boa recuperação), ao Val e Luciano, ambos da Cooperativa Vida Nova e a Ali, da Eurotur, nosso sincero muito obrigado.
PS
Essa coluna é dedicada à memória de Nelson Oliveira de Moraes, que faleceu no último dia 3 de novembro.
C’est fini
Por hoje é só macacada! Semana que vem tem mais.
Ah
A figurinha desta semana é carimbada: é o vereador Olívio Nóbrega, claro!