Estelionatária pode estar agindo próximo das agências do INSS
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
A Agência da Previdência Social de Benefícios por Incapacidade (APS-BI), localizada no Glicério, área central da capital, recebeu denúncia de que uma mulher estaria se fazendo passar por servidora do INSS, para oferecer empréstimo consignado a aposentados e pensionistas com desconto no valor mensal do benefício.
O INSS acredita que a falsa servidora possa estar agindo também nas agências da Grande São Paulo, inclusive em Taboão da Serra e Itapecerica da Serra. O INSS alerta os aposentados e pensionistas para que fiquem atentos e sempre desconfiem de pessoas que ofereçam serviços como revisão de benefícios, liberação de valores a receber, agilização de andamento de processos, contrato ou renegociação de empréstimo consignado, entre outros.
Foto: Eduardo Toledo
Aposentados e pensionistas devem ficar atentos para evitar golpes
Os estelionatários costumam usar esses métodos para aplicar seus golpes. Documentos pessoais, cartões magnéticos e senhas nunca devem ser entregues a desconhecidos. Em caso de suspeita, o beneficiário deve sempre comunicar o fato à polícia.
O autor da denúncia informou que foi abordado nas proximidades da agência por uma mulher que se identificou como Beatriz e disse ser assistente social do INSS. Nessa abordagem, ela prometeu renegociação de dívidas por meio de empréstimo consignado. Como a Previdência não oferece esse serviço, o aposentado pode ter sido vítima de uma tentativa de estelionato. A suspeita, segundo ele, afirmou também que a renegociação seria feita diretamente entre o Serviço Social do INSS e o banco pelo qual o beneficiário recebe sua aposentadoria.
Ao procurar o Serviço Social da APS-BI, o denunciante foi informado de que não faz parte das atribuições do referido setor nem do INSS a renegociação de dívidas e que não existe nenhuma assistente social de nome Beatriz naquela unidade.
Para que a denúncia seja apurada, a APS-BI enviou à Ouvidoria da Previdência Social relatório sobre o caso. Sendo confirmada a denúncia, a Ouvidoria entrará em contato com a área do INSS responsável pela fiscalização de empréstimos consignados para as providências cabíveis.
Alerta
A modalidade empréstimo consignado é uma negociação feita diretamente entre o beneficiário e a instituição bancária, sem intermediação do INSS. Após o segurado firmar o empréstimo, o instituto fica responsável somente pelo desconto das parcelas no valor do benefício indicado na contratação do serviço.
Caso o aposentado ou pensionista tenha algum problema com seu empréstimo consignado ou desconfie de quem o esteja oferecendo, poderá entrar em contato com a Ouvidoria da Previdência Social, pelo telefone 135 ou pelo site www.previdencia.gov.br.