Intermunicipais voltam a circular pela av. Francisco Morato
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Nessa segunda-feira, dia 17, moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e região foram surpreendidos, novamente, com a mudança de itinerário dos ônibus intermunicipais das Viações Pirajuçara e Miracatiba, que servem a região, os ônibus voltaram a transitar pela av. Francisco Morato. Desde maio, a utilização do corredor estava parcialmente suspensa devido as obras no corredor de ônibus Campo Limpo – Rebouças – Centro, eles estavam utilizando a av. Eliseu de Almeida.
A principal reclamação dos passageiros é que não houve nenhum comunicado por parte das empresas sobre a mudança, fato que causou muitos transtornos. "Para minha surpresa e de todos os usuários na volta para casa [na segunda-feira] os ônibus passaram pelo corredor inacabado da Francisco Morato e detalhe, sem avisar ninguém, um descaso com nós usuários que pagamos, e caro, pelos serviços, diga-se de passagem, mal prestados pelas empresas, pois os ônibus demoram a passar, vão sempre lotados e isso quando não temos que desviar e matar baratas dentro dos ônibus”, diz indignada a passageira Liliam Lemos.
Foto: Eduardo Toledo
Ônibus intermunicipais circulam pela avenida Eliseu de Almeida
Somente quando chegava ao ponto é que o passageiro era avisado da mudança. “Acho que o mínimo que deveriam ter feito era avisar que o itinerário mudou, evitando assim que andássemos um quarteirão até o ponto. Fomos avisados quando chegamos no ponto e tivemos que andar um quarteirão até chegar na av. Francisco Morato, depois de um dia inteiro de trabalho”, comenta Liliam.
De acordo com o gerente de operações da Viação Pirajuçara, Rogério Dardengo, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbano (EMTU), autorizou os ônibus intermunicipais da Pirajuçara a utilizar o corredor Francisco Morato, somente na volta, ou seja, no sentido centro-bairro. O sentido bairro-centro continua seguindo pela av. Eliseu de Almeida.
“A EMTU autorizou a empresa a utilizar o corredor da Francisco Morato na volta. Um dia antes, pedimos que os fiscais de linha, motoristas e cobradores avisassem os passageiros sobre a mudança”, informou.
“É um absurdo a falta de respeito desse pessoal com os passageiros dos transportes públicos. Voltar pela Francisco Morato é muito bom, mas no mínimo esse pessoal devia ter feito era avisado sobre a mudança. Eles [as empresas] não foram notificados durante a madrugada, por que não colocaram cartazes nos ônibus? Porque esse pessoal não esta nem ai com quem utiliza ônibus, a única coisa que importa para eles é o nosso dinheiro, respeito não existe”, critica Paulo Júnior.
A terceira fase do recapeamento já começou essa semana, as avenidas Eusébio Matoso e Rebouças também serão interditadas parcialmente em alguns pontos.
O trecho de obras na Avenida Francisco Morato sentido bairro/centro está em 85% concluído. E todo o projeto está 30% concluído. A previsão para o final da revitalização é para maio de 2012 e custará em torno de R$ 22,9 milhões. Cerca de 300 mil pessoas utilizam o corredor de ônibus diariamente.