Bancários encerram greve após 21 dias de paralisação
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Por Carolina Pimentel, da Agência Brasil
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf -CUT) informou na noite desta segunda-feira, dia 17, que a maioria dos sindicatos dos bancários decidiu encerrar a greve e aceitou a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. A categoria volta ao trabalho nesta terça-feira. A paralisação durou 21 dias.
Na região, os bancários também aceitaram a proposta e encerraram a greve. Em Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, a paralisação atingiu cerca de 70% das agências bancárias. Alguns bancos, como o Bradesco, trabalharam normalmente.
Foto: Eduardo Toledo
Agências bancárias de Taboão da Serra e região abrem normalmente nesta terça-feira
As propostas, segundo a confederação, já foram aprovadas pelos bancários das seguintes cidades: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Bahia, Mato Grosso, Campinas, Uberaba, Londrina, Criciúma, Blumenau, Teresópolis, Vitória da Conquista, Dourados e Campina Grande. Em outras localidades, as assembleias ainda continuam.
A Fenaban propôs aumento salarial de 9% e reajuste do piso da categoria, de R$ 1.250 para R$ 1.400. Os bancários vão receber ainda até 2,2 salários por ano como participação nos lucros das instituições onde trabalham.
De acordo com a Contraf, o ponto dos trabalhadores não será cortado. Os funcionários vão compensar os dias parados com extensão da jornada semanal em até duas horas extras por dia, até o dia 15 de dezembro.