Coluna Em Off, editada no dia 14 de outubro de 2011
Torloni
Hoje é dia de Coluna Em Off, bebê!
Fogo na bomba
O último dia para a mudança de partidos, na sexta-feira passada, dia 7, criou um clima de competição acirrada entre os próprios partidos aliados, principalmente da base governista. Para muitos, a ida de Aprígio para o PSB já sacramentou o que todos esperavam: que ele será mesmo o candidato do prefeito Evilásio.
Fogo na bomba 2
A reação de alguns partidos foi imediata. O PTB, por exemplo, tratou de convocar as suas lideranças para uma reunião. Arlete Silva, presidente da sigla, disse que tem um acordo com Evilásio e que a escolha do candidato da base será feita após uma pesquisa. Mostrando certa desconfiança, Arlete já mandou o recado: “se sacanearem, o acordo está rompido”.
Fogo na bomba 3
O PT foi mais além. Com a esperança de lançar candidatura própria, o secretário estadual do partido, o “Sem-papás-na-língua-Irineu-Casemiro” foi claro na ótima entrevista dada ao jornalista Allan dos Reis, do Taboão em Foco: defende que a sigla rompa com Evilásio para viabilizar a candidatura.
Parênteses
Abre parênteses. Depois da ida de Aprígio para o PSB, o PT e o PTB andaram conversando sobre uma possível união. E, cá pra nós, andam se entendendo muito bem.
Parênteses 2
Quem anda conversando (e muito) com o PT é o recém fundado PSD, do vereador Alexandre Depieri.
Fogo na bomba 4
Um dia após a mudança de partido, alguns assessores de Aprígio tentaram juntar lideranças e presidentes de partido em uma churrascaria, em Taboão da Serra. Ninguém do PT ou do PTB compareceu no almoço. Será que estavam sem fome ou estão com muito apetite? Hein?
Fogo na bomba 5
O vereador Walter Paulo, que irá lançar o filho Marcos Paulo como candidato, anda espinafrando Aprígio, seu novo colega de partido. É que a esposa do prefeiturável, Luzia Aprígio, deve sair candidata a vereadora, com enormes chances de ser eleita. Walter teme que os novos filiados do partido possam “embolar” o meio de campo e atrapalhe a eleição do seu filhote.
Fogo na bomba 6
O PSB era um dos partidos onde os cabeças esperavam ser eleitos sem grandes dificuldades, já que a legenda deve fazer pelo menos três vereadores. A situação mudou depois do dia 7. Em uma só tacada, o partido ganhou outros três concorrentes fortíssimos: o vereador Ronaldo Onish, Mara e a própria Luzia Aprígio.
Fogo na bomba 7
E olha que o PSB ainda tem figurões como Fausta, Duílio Farias (sobrinho querido do prefeito), Neusa Brandão, Marcos Paulo, Arnaldinho, Kaká e Joel Severino. A briga, que promete ser boa, deve inviabilizar a esperança do PRB, partido onde está Marco Porta, de conseguir uma coligação com o PSB. Chora cuíca!
Faltou ele
Além de todos esses nomes de peso, o PSB conseguiu ainda, na última hora, mais um pré-candidato. É o advogado Khaled Ali Fares. Aquele mesmo que em 2008 foi candidato a prefeito, que no mês passado havia anunciado que seria o vice de Fernando Fernandes e que socava o porrete na administração do prefeito Evilásio até pouco tempo atrás. Coerência, taí um negócio que deveria ser vendido em farmácias.
Firmes ideais
Um dos mais ferrenhos críticos da atual administração, capitulou. Professor Narciso, que até então bradava impropérios contra Evilásio e sua trupe, agora bate palmas. É pré-candidato pelo PDT, partido da base aliada. Já aprendeu até o discurso, agora fala sobre as conquistas da administração e de como a saúde anda maravilhosa. Ideologia, taí outro negócio que deveria ser vendido em farmácias.
Twiteira
@aalyssonbr: “O dinheiro podia me fazer tanta coisa, mas prefere me fazer falta”.
Cara de um…
Santa semelhança, Batman! O Eduardo Rígido, ops, Rijo, tá ou não tá a cara do publicitário Duda Mendonça? Foram separados no berço, né não?
O Edu Rijo é o da direita, deu para perceber?
Socialistas, uni-vos
O Psol já fechou questão, irá lançar mesmo um candidato a sucessão municipal. E não é balão de ensaio como andam fazendo a maioria dos partidos. Dia 30 deste mês, o nome de Stan será oficializado como pré-candidato da sigla. O Pstu anda conversando e deve fazer parte da chapa e indicar o vice.
Prefeiturável
Carlos Andrade anda fazendo diversas reuniões políticas. Se puder concorrer nas próximas eleições, garante que será candidato a prefeito.
Nova sigla?
Carlos Andrade disse para um jornalista que não se importou com a debandada das lideranças do seu partido, o PV, para o PP. Segundo ele, o PP de Taboão da Serra deveria se chamar PPdoV.
Mais um
Depois de aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o PPL, novo partido que poderá concorrer nas próximas eleições municipais, já tem seu diretório montado em Taboão da Serra. O presidente? É o advogado Erick Augusto Vaz, demitido por Evilásio Farias no mês passado. Mesmo fora do governo, garante que o PPL fica com a base governista.
Moqueca
Semana passada os ex-aliados Silvio Claudino e Paulo Silas foram almoçar no restaurante O Capixaba, na Régis Bittencourt. No cardápio, além das deliciosas moquecas, muita roupa suja foi lavada. Terminaram com um longo abraço.
Célebre frase
Pichado em um muro na Vila Madalena: “Não existe hora errada para se fazer a coisa certa”.
Fortalecido
O PMDB, que perdeu as suas principais lideranças (todos migraram para o PDT, com exceção de Elói, que foi para o PSD), diz que se saiu fortalecido com todas as mudanças. Segundo um figurão, além da chegada de Paulo Félix, o vereador mais experiente de Taboão da Serra, outras lideranças passaram a compor o time. Brazza (da pizzaria), Betão da Farmácia, professor Ricardo (ex-PTB), Sandra Cristina (do Sindicato), Atília (do supermercado São Sebastião), entre outros, são pré-candidatos.
Conto de fadas
O vereador Paulo Félix, na sua primeira sessão como peemedebista, já mostrou para o que veio. Disse que seu novo partido, que ninguém queria coligar, após a divulgação dos novos filiados ganhou força e diversos partidos, agora, querem conversar. “Era como um sapo, mas agora viramos príncipe”.
Agora vai
O PSD anda se fortalecendo. Na lista divulgada pelo Portal O Taboanense, um nome salta aos olhos. É Audinei da Silva Rocha, vulgarmente conhecido como Esquilo, fiel escudeiro de Maruzan Corado. Com um currículo invejável, o “roedor”, pré-candidato, promete lutar pela melhoria do zoológico da cidade. Já começou a legislar em causa própria!
Célebre frase
Do escritor franco-argelino Albert Camus: “Vou-lhe dizer um grande segredo, meu caro. Não espere o juízo final. Ele realiza-se todos os dias”.
Fechou
O PTdoB tem novo presidente. É Oliveira da Regal, pai do advogado Márcio Delfino.
Fechou 2
Isabel Lener, esposa do ex-prefeito de São Lourenço da Serra, Capitão Lener (que renunciou ao mandato no final do ano passado) é pré-candidata a vereadora pelo PTB. Mas anota aí: em Taboão da Serra.
Fechou 3
O ex-prefeito Armando Andrade está filiado ao PSB. É pré-candidato da legenda a sucessão de Evilásio, mas garante: se não for o escolhido, também não pensa (e não quer) disputar uma vaga na Câmara Municipal.
Fechou 4
Jacira Moretti, secretária de desenvolvimento econômico, e até então cotada como pré-candidata (e queridinha) de Evilásio para a sucessão municipal, foi para o PSD e vai tentar uma cadeira no Legislativo.
Fechou 5
Depois de apoiar o vereador Olívio Nóbrega, o ex-vereador Luis Teles é pré-candidato a vereador pelo PTB.
Fechou 6
Edson Emaq, Hélio Tristão e Silva, da revista Folhetão News, continuam no PRB, partido ligado a Igreja Universal e ao pastor Marco Porta.
Quase um evangélico
Brincando com amigos que o provocavam, Edson Emaq fez uma promessa: “Se eu ganhar para vereador desta vez, entro pra igreja”.
Brava
Quem estava brava com a reportagem do Portal O Taboanense era a dedicada Selma, presidente do Conselho Municipal da Saúde. Ela reclamou que seu nome não apareceu na lista de pré-candidatos do PDT. Agora, publicada aqui na Em Off, ela tá até feliz.
Bravo
Quem anda bravo (e até mau educado) com o Portal é o (quase) sempre elegante e tranquilo Eduardo Rijo (aquele da foto aí em cima). Presidente do PPS, ele viu escorrer pelos dedos o único representante do partido na Câmara Municipal, o vereador Ronaldo Onish, que zarpou para o PSB. Em uma reportagem, publicada no Blog do Toledo, afirmava que o PPS irá para a oposição, apoiar Fernando Fernandes. Bravo, ele garante que o PPS continua na base aliada de Evilásio. Até quando, é o que resta saber.
Factóides
Na última semana o que teve de suposto pré-candidato a sucessão municipal procurando a imprensa não foi brincadeira. Pelo menos 14 (isso mesmo, 14) políticos profissionais e outros politiqueiros de plantão procuraram os sites para lançarem suas convictas candidaturas, baseadas nos mais estreitos conceitos da moralidade, visando sempre o bem para Taboão da Serra.
Exemplo
No Hipermercado Extra, no Largo do Taboão, um pequeno cartaz foi colado no vidro de um carro que estava parado irregularmente na vaga reservada para deficientes físicos. A mensagem foi direta: “Deficiência de caráter não gera direito a esta vaga”.
Neymar
E no Shopping Taboão um santista, querendo tirar onda com os amigos, colou no vidro de trás da caranga um adesivo: “Tô vendendo. Motivo: vou pra Yokohama!”.
Verdade
E um funcionário da Câmara, após a sessão de terça-feira, que foi até às 23h, reclamou o dia cansativo: “Hoje o dia foi mais puxado que a cara da Ana Maria Braga”.
Abraços
Que semana bacana. Queremos agradecer aos amigos que leram, releram, indicaram e comentaram a coluna da última sexta-feira. Ao unânime Zé Alberto, secretário de saúde, ao competente investigador-chefe da delegacia, Luis Peniche, ao Batista, ao secretário Carlos Eduardo de Toledo, ao Marcelão perueiro, ao colega de profissão Márcio Cansian, ao polêmico Kiko e a sempre prestativa Arlete Silva: nosso abraço semanal vai para vocês.
PS
Essa coluna é dedicada aos amigos Leonardo Lopes e a sua esposa, a lindíssima mamãe Juliana.
C’est fini
Por hoje é só macacada!