EM ALTA
Home

Número de homicídios cai, mas furtos aumentam na região

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

28/09/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Nely Rossany, da Gazeta SP

A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) divulgou no início desta semana, estatísticas referentes ao período de janeiro a agosto de 2011.  Em todo o estado, comparando com o mesmo período de 2010, houve queda de 6,2% no índice de homicídios dolosos (quando há intenção de matar). Na região, Taboão da Serra e Itapecerica acompanharam a tendência, só Embu das Artes, registrou aumento de 32% no índice.

De acordo com a Prefeitura de Embu das Artes, há 10 anos, a cidade era considerada uma das mais violentas do Estado e de lá pra cá, houve uma redução de 86% no número de homicídios caindo de 197, em 2001, para 27, até junho de 2011. “Ao observar a taxa de homicídio por 100 mil habitantes a redução chega a 75%, caindo de 92,46, em 2001, para 22,48, em 2011”, informou a Assessoria de Imprensa.

Foto: W. Raeder | Divulgação

Taboão da Serra registrou diminuição de 40% no número de homicídios

Já em Taboão da Serra e Itapecerica, o número de homicídios caiu 40% e 33% respectivamente. Já os roubos, furtos e roubos de veículos, as duas cidades registraram alta, só Embu das Artes registrou queda. Em Itapecerica, por exemplo, o numero de roubos de veículos foi de 130 em 2010, para 208 em 2011, o que representa um aumento de 60%.  Em Taboão da Serra, foram registrados 474 roubos de veículos de janeiro a agosto de 2010 e 609, no mesmo período deste ano, um aumento de 28%.

Para o delegado do 1ª DP de Taboão da Serra, Dr. Gilson Campinas, as estatísticas tem que ser avaliadas com cuidado levando em conta as características de cada município, como localização, população e território. “Não podemos comparar, por exemplo, Taboão com Itapecerica, uma tem 22 km² e outra mais de 150 km². Quando você fala em números você pode acabar criando uma sensação de insegurança que não é real”, explica.

Aumento de furtos e roubos em Taboão

Dr. Gilson diz ainda que o número no aumento de furtos em Taboão da Serra pode ser uma das conseqüências do uso cada vez maior do Boletim de Ocorrência Eletrônico. “Muitas pessoas deixavam de registrar o B.O por falta de tempo, ou por não querer ir até a Delegacia. Agora pela internet ficou mais fácil e rápido, então é aceitável o aumento desse número. Outra coisa que temos que analisar é o que tem sido furtado, para depois tirarmos nossas conclusões”.

Quanto ao aumento de 28% no número de roubos de veículos, o delegado acrescenta um dado importante. “Cerca de 80% dos veículos roubados são recuperados. Então, antes de interpretar os dados, é preciso analisar vários fatores. Já temos reunião marcada com os representantes da Policia Militar, Capitão Will e Capitão Jairo para fazer uma análise minuciosa dos dados e identificar o que cada Policia deve fazer e o que onde devemos atuar mais para evitar os crimes”, finaliza.

Veja mais notícias na Gazeta SP, nas bancas da região

 

 

Notícias relacionadas