EM ALTA
Home

Laurita Ortega construiu a sede da atual prefeitura de Taboão da Serra

10 min de leitura
Foto do autor

Redação

16/05/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 
* DAEE e SOUZA COMPEC assinam contrato para execução de obras de canalização e melhoras hidráulicas do Córrego Poá, entre Córrego Bananal e o reservatório de contenção de cheias do piscinão Portuguesinha.

Valor estimativo do Contrato: R$ 9.880,711,11 onerando o Orçamento Programa do departamento, para o exercício de 2011.

Prazo de vigência de contrato: 15 (quinze) meses. Prazo de execução de obras: 12 (doze) meses, a partir da data da Ordem de Serviço. Data da Assinatura do Contrato: 21/12/10 – Publicação no Diário Oficial Poder Executivo, de terça feira, 06 de setembro de 2011

“Comunicado

Autos 51.776 – DAEE

O Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE torna público que requereu à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, a Licença Ambiental de Instalação, referente às “OBRAS DE CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO POÁ” em uma extensão de 1.374 metros lineares, próximo à Rodovia Régis Bittencourt entre os Km 274 e 275 + 250m, da estaca inicial 1 à sua montante e estaca final 55 à sua jusante, no município de Taboão da Serra. São Paulo, 01 de setembro de 2011”.

Inacreditável! O contrato foi assinado em 21 de dezembro de 2010 e só agora em setembro de 2011, nove meses depois, foi que solicitou licença da CETESB!

 

Quando em 1957 a empresa Construções e Comércio Camargo Corrêa S/A, representando o Mosteiro de São Bento de São Paulo, aprovou junto a Prefeitura de Itapecerica da Serra o projeto de arruamento e loteamento para implantar o Parque Assunção, inscrito no Registro de Imóveis da 10ª Circunscrição da Capital de São Paulo em 1959, para atender as exigências do Decreto Lei 58/37, deixou ao patrimônio público uma área para atender os percentuais previstos naquela legislação.

Nos idos de 1966, a área que já pertencia a Taboão da Serra por força de sua emancipação político-administrativa, a Prefeita de então, Laurita Ortega Mari determinou o aterro de uma lagoa existente no local com pretensões de construir uma creche que atendesse as crianças de famílias de baixa renda, mas acabou sendo convencida por seus assessores mais diretos que o espaço considerado privilegiado, se prestaria, com muito mais propriedade, se fosse utilizado como a nova sede da municipalidade, pois a antiga, além de seu espaço reduzido, oferecia um aspecto muito pouco animador aos olhos de seus visitantes, que, certamente não tinham uma justa idéia do progresso da cidade.

Sem ser majestoso, mas adequado às necessidades dos serviços da época, a nova sede municipal com área construída de 375m², iniciava sua utilização contendo 10 salas, onde foram instalados o gabinete da prefeita, gabinete do secretário, departamento Jurídico, Secretaria, tesouraria, contabilidade, departamento de obras, divisão de patrimônio, gabinete do lançador chefe, lançadoria, protocolo e recepção.

Foto: Acervo pessoal | Armando Andrade

Sede da prefeitura construída pela então prefeita Laurita Ortega Mari

Além do prédio, existia ao lado uma área que passou a ser utilizada para guardar e consertar a frota municipal, incluindo as poucas máquinas e veículos existentes.

Não há dúvidas de que iniciativa marcou uma fase por demais importante: Iniciava-se ali a descentralização da cidade, tendo em vista que o novo local escolhido pela Prefeita era quase virgem, existindo ao seu redor muito poucas edificações e com a implantação de um melhoramento daquela importância, certamente criaria um novo pólo de desenvolvimento, como de fato acabou acontecendo, aliás, muito mais rápido do que previam os otimistas.

Visando melhorar as condições urbanísticas do local foi feito o ajardinamento e arborização do entorno acabando por surgir uma praça ao redor do novo prédio, hoje denominada Praça Miguel Ortega.

Como nenhuma linha de transportes coletivos passava pelo local, a Prefeitura mudou o trajeto da linha que tinha seu ponto final nos altos do Jardim Monte Alegre, fazendo com que a mesma passasse pela nova sede municipal, o que, a empresa Viação Soamin, detentora da concessão do serviço, prontamente apoiou.

O crescimento da cidade exigiu que logo depois de ter assumido o cargo, o prefeito Ary Dáu, tomasse a iniciativa de construir mais um bloco do mesmo tamanho para poder abrigar os funcionários, que em razão do volume de trabalho o executivo se via na necessidade de contrata-los. 

Depois de assumir o mandato de prefeito, Osvaldo Cesário de Oliveira também aumentou o espaço coberto do local, a princípio para abrigar veículos e posteriormente para criar novos departamentos para o executivo.

Com a mudança da Prefeitura para novo local, também foi beneficiada a Câmara Municipal, que até então vivia espremida em pequeno espaço, podendo ser ampliada com o aproveitamento da parte que era utilizada pelo executivo municipal.

A ampliação permitiu que nossa casa de leis pudesse contar com: plenário, sala de comissões, gabinete da presidência e secretaria, permanecendo naquele local por volta de dez anos.

Boletim informativo Semanal do Rotary Club de Taboão da Serra.
Reuniões as terças feiras, às 20h, na Churrascaria Búfalo Branco, Av. Prof. Francisco Morato, 2.802

* O presidente Marco Antonio Rubens, acompanhado de seu companheiro Darcy Anselmo Badaró, tesoureiro da entidade, estiveram no Santuário Diocesano Santa Terezinha, para fazer a entrega de três cadeiras de rodas doadas pelo Rotary Club de Taboão da Serra. Os equipamentos ficarão a disposição de pessoas que tenham dificuldade de locomoção.

Foto: Divulgação

* Voltamos a lembrar que no próximo dia 24 de setembro o Rotary estará realizando a “Festa Beneficente da Primavera”, nos salões C.T.G. – Centro de Tradições Gauchas União e Tradição, localizado atrás da Churrascaria Gramado Grill, mais exatamente na Avenina Rosana, 501, no município de Embu das Artes.

O início está marcado para às 20h quando será servido um delicioso jantar típico gaúcho. Em seguida haverá espetáculo musical com a cantora Jéssica Sandrini, Dançarinos Lanceiros da Liberdade (Grupo Folclórico Gaúcho), show de tangos com dançarinos da escola de Danças do Professor Ricardo Hora e a apresentação da Banda Still e Som, proporcionando a todos a oportunidade de encerrar a noite com um animado baile.

Os convites custam apenas R$ 35,00 e podem ser encontrados no Souza Despachante, na Avenida José Maciel, esquina da Rua Dolores Perez, Jardim Maria Rosa e no escritório de contabilidade do Presidente Marco Antonio Rubens, na Rua Comendador Ângelo Rinaldi, 114, Parque Santos Dumont.

A renda ajudará nos trabalhos humanitários, realizados pelo Rotary Club de Taboão da Serra e pela Associação de Familias de Rotarianos de Taboão da Serra, ao longo deste final de ano.


 
* Querendo conhecer melhor o Rotary Club de Taboão da Serra, acesse o site www.rotarytaboao.com.br.

 

Livio Pazini, o homem que criou os loteamentos Vila Pazini e Jardim Canner, com a sua esposa Angelina Canner Pazini, quando foram padrinhos da neta Maria de Lourdes, no seu casamento com José Felício Pestana (Paulé), realizado em maio de 1963.

Foto: Acervo pessoal | Armando Andrade

Equipe do Taboão FC, fundado em 1951, quando conquistou o Campeonato Varzeano da Região em 1958: Em pé: Didi, Pinda, Gino, Jaburu, Leco, Godinho, Flavinho e o técnico Carlos. Agachados: Nego do Barraco, Dori, Jorginho, Betinho, Ditinho branco, Paulé e Pulguinha.
O Taboão FC tinha sede na Rua Dr. Getulio Vargas, no centro histórico, da hoje, cidade de Taboão da Serra.

Foto: Acervo pessoal | Armando Andrade

 

Mensagem recebida pelo Site:

Bom dia meu nobre e sempre atuante Prefeito. Recordo muito bem do administrador serio e competente que sempre norteará os bons e honestos funcionarios públicos desta municipalidade. Há 20 anos, graças a sua coragem, foi criado um equipamento muito importante para a nossa cidade, a Guarda Civil Municipal da qual, com orgulho, até hoje faço parte e gostaria de relembrar daqueles dias e repartir com todos os munícipes momentos tão gloriosos.
Antonio Ribamar Rodrigues dos Santos – bairro Vila Freitas

– A atuação da GCM tem demonstrado o quanto foi importante sua criação. Tenho muito orgulho dela!

Dr. Armando: precisamos do Senhor de volta na Prefeitura! Não há nínguem melhor que o Senhor para cuidar de nossa cidade !
Ulisses – Centro 

– Estou avaliando as possibilidades com muito carinho.

Muito bom lembrar de fatos que nos marcavam, e mostravam que antigamente, apesar de já existirem as divergências, se governava com mais coração. Lembro-me muito bem dos ovos de páscoa, e dos brinquedos que eram doados aos alunos pela prefeitura, através das mâos do Dr.Armando e Dna. Barbara, e se for candidato, etamos juntos. Tem o meu apoio.
Edson Fischer – Pirajussara

– Obrigado.

É Dr. Armando. Tempo bom aquele que Taboão não tinha tanto ladrão e nem aparecia nas paginas policiais. Aagora a gente liga a TV Taboão tá la só noticias de corrupção que saudades dos velhos tempos.
Ana maria – Freitas Junior

– Se Deus quizer as coisas vão mudar para melhor. Eu acredito!

Senhor, era só que nos faltava, o Sr.Dr. Armando Andrade voltar à politica taboanense.
Neide Nascimento – Jd,Maria Rosa

– Nelson Rodrigues tinha razão. “Toda unanimidade é burra”. E é mesmo! Ainda bem!
 


Dr. Armando Andrade é advogado e Consultor de empresas. Foi vereador (1973/77), Presidente da Câmara (1975/1977), Prefeito por duas vezes (1977/1982 e 1989/1992). Para falar com o autor, diretamente pelo blog ou pelo E mail www.advandrade@globo.com.

 

Notícias relacionadas