EM ALTA
Home

Em entrevista, Ricci faz acusações contra a administração

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

29/08/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 • Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————– 

Principal testemunha de acusação a depor até o momento, o ex-secretário de finanças da prefeitura de Taboão da Serra, Edmilson Ricci, fez diversas denúncias em seu depoimento no fórum, durante o julgamento dos 26 acusados de participarem do esquema que fraudou o IPTU e a Dívida Ativa do município.

Em entrevista exclusiva ao Portal O Taboanense, o ex-secretário é categórico ao afirmar que o prefeito Evilásio Farias sabia das falhas e havia sido avisado de supostos esquemas de corrupção em sua administração. Segundo Ricci, ele já foi obrigado a trocar diversas vezes o chip do celular e afirma: “Estou ameaçado de morte”.

Foto: Eduardo Toledo

O ex-secretário Edmílson Ricci, autor de diversas denúncias

Após o seu depoimento no fórum, Ricci falou com o jornalista Rodrigo Martins:

Sr.Edmilson Ricci, em seu depoimento, o Sr. disse que o prefeito Evilásio sabia das falhas no sistema.
Sim, posso afirmar que sim.

Em seu depoimento, o Sr. disse que um secretário cobrava propina de 20% dos fornecedores da prefeitura. O Evilásio sabia disso?
Sabia, inclusive eu avisei a ele que todos nós poderíamos ser presos e que eu não assinaria mais nada, ele disse que iria tomar providencias e nada fez.

O que você tem a dizer sobre o sistema Conan?
O período que eu conheci, em que estive na prefeitura, posso afirmar que o sistema é um lixo.

Porque você acha que não mudou o sistema se é tão ruim assim?.
Você tem um cara que está disposto a tudo. [Referindo-se a Luiz Antônio].

Como era feito o esquema de propina que o Sr. denunciou?
Era assim, ele [Luiz Antonio] criou uma norma em que ele ficava por último para assinar os cheques, então, quando chegava o fornecedor, antes que ele entregasse o cheque, o fornecedor lhe dava os 20% sobre o valor, só então ele tirava o cheque da gaveta e entregava.

Segundo você o prefeito sabia e nada o fez, você tomou alguma outra providência?
Eu fiz a denuncia em 2008 ao Gaeco, contando tudo, eles estão investigando todos os contratos da prefeitura.

Você afirmou em depoimento que o motivo da sua saída da prefeitura foi à contratação da empresa de lixo, você pode ser mais especifico?
Sim, a prefeitura tinha um contrato com a empresa Colepav responsável por recolher o lixo da cidade, era o contrato que estava em vigência, que por sinal não recebia a oito meses. Aí o Luiz Antônio pediu para encerrar o contrato, chamou o responsável pela empresa e pediu para ela  abrir mão do contrato, porque já havia outra no lugar, se não ele daria um jeito. Então a Colepav abriu mão, então o contrato com a nova empresa ao invés de abaixar [os valores do contrato], aumentou.

Notícias relacionadas