Câmara pode decidir hoje cassação do prefeito Evilásio
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Uma sessão histórica acontece hoje, a partir das 18h, no plenário da Câmara Municipal de Taboão da Serra. Pela primeira vez nos 52 anos da cidade, um prefeito poderá ser cassado e assim, ter que deixar o cargo. No meio de um turbilhão de denúncias de fraude e corrupção, Evilásio Farias será julgado pelo Poder Legislativo.
O pedido de cassação foi protocolado na semana passada pelo Comitê de Luta Contra a Corrupção e será votado pelos 13 vereadores nesta terça-feira, dia 23, uma data que pode ficar pra sempre marcada na história de Taboão da Serra. A primeira votação é para decidir pela instalação de uma comissão que irá iniciar um processo de investigação contra o prefeito. Para a aprovação são necessários nove votos.
Foto: Rose Santana
Missão histórica está nas mãos dos vereadores de Taboão da Serra
Caso o pedido não receba nove votos a favor, ela é engavetada. Agora, caso a comissão seja instalada, em seguida será feita uma nova votação para determinar se a Câmara afasta o prefeito do cargo por até 90 dias. No final, a comissão apresenta um pedido formal (ou não) de cassação do mandato de Evilásio.
O Comitê de Luta Contra a Corrupção promete levar pelo menos duas mil pessoas para a frente da Câmara Municipal. Em uma carta aberta publicada hoje em sites da região, o movimento afirma que “quase três meses de investigações levadas a cabo pela polícia civil de Taboão da Serra, demonstraram de forma inequívoca que era remota as chances do atual prefeito Evilásio Farias não tenha tido conhecimento das fraudes que ocorriam sob sua barba”.
Na semana passada, o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira dos Santos, foi cassado pela Câmara Municipal d acidade após diversas denúncias de corrupção. “Não tenho dúvidas que o Poder Legislativo de Taboão da Serra fará a mesma coisa, temos um compromisso com a cidade que está em crise e o prefeito Evilásio Farias é o epicentro desta crise”, sacramentou o vereador Paulo Félix, que fez duras críticas ao prefeito.
A sessão da Câmara Municipal será transmitida on-line através do seu site. A cobertura completa da decisão histórica do Legislativo você lê aqui no Portal O Taboanense.