Secretário de saúde confirma instalação de UPA em Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Taboão da Serra ganhará uma nova unidade de saúde até o final do ano que vem. Pelo menos essa é a expectativa do secretário de saúde José Alberto Tarifa. Em entrevista exclusiva ao Portal O Taboanense, ele confirmou que o Governo Federal já garantiu a verba para a construção do prédio que irá abrigar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Há cerca de dois anos Taboão da Serra pleiteia a instalação da UPA, na primeira tentativa a unidade iria funcionar próximo do PS da Antena, mas os planos agora são outros. A unidade que atenderá principalmente os casos de urgência será instalada no terreno em frente ao Shopping Taboão.
Foto: Eduardo Toledo
O secretário José Alberto confirmou o local de instalação da unidade de saúde
Segundo Tarifa, a unidade ficará em um local mais central, principalmente para desafogar o Pronto Socorro Akira Tada. “O terreno onde será instalada é muito grande e não serão necessárias grandes obras de terraplanagem, a UPA terá entrada pela rodovia Régis Bittencourt e pela estrada do São Francisco”, disse.
O prédio terá cerca de dois mil metros quadrados e o projeto está sendo desenvolvido pela secretaria de obras da prefeitura de Taboão da Serra. O Governo Federal irá financiar boa parte da obra, cerca de R$ 1,6 milhão, a contrapartida da prefeitura será de R$ 400 mil.
No local serão atendidas todos as vítimas de acidente automobilísticos, já que no local existirá uma sala especializada no tratamento desse tipo de emergência.O principal objetivo com a instalação da UPA é diminuir as filas nos prontos-socorros, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades de maior complexidade.
Sobre as UPAs
As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.
São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.
A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.