Falhas no fornecimento de energia são discutidas
Por Patrícia Alves Gazeta SP
Na última quarta-feira, dia 11, na Assembléia Legislativa, no auditório Paulo Kobayashi, em São Paulo, ocorreu a Audiência Pública para discussão do fornecimento de energia elétrica na região. O evento foi organizado pelo o deputado estadual Geraldo Cruz, Marcos Martins e Isac Reis.
Foto: Thiago Neme
Para o deputado Geraldo Cruz, são vários os motivos que levaram a uma audiência pública e que um deles é o descaso que a empresa AES Eletropaulo trata seus clientes e o poder público.
A falta de interesse em atender bem à população é o que mais gera transtornos entre os consumidores. Ele também comenta que muitas vezes a prefeitura pede um serviço à empresa e a mesma demora até seis meses para fazer o atendimento. “A AES Eletropaulo é uma das empresas que mais fatura no estado, ela está há 12 anos no mercado e não atende os consumidores e nem o poder público como deveria atender”, comenta Cruz.
Participaram do debate o diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Energia da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado), Aderbal de Arruda Penteado Júnior. A Eletropaulo confirmou a presença de seu diretor executivo de operações Sidney Simonaggio, o presidente do Conisud, prefeito de Embu das Artes Chico Brito, além de representantes do Procon, prefeitura de Osasco e associações empresariais da região sudoeste.
O deputado Marcos Martins comenta que a população já enfrenta tanto problema como trânsito, saneamento básico, saúde e agora também com a energia elétrica. Ele também explica que precisa ser investigado se há falta de investimentos, qual o problema que a AES Eletropaulo não está conseguindo acompanhar o crescimento. “Esse problema precisa de resposta. O país cresceu, não é justo que o estado mais rico não acompanhe isso”, comenta.
Todas as autoridades cobraram da AES Eletropaulo soluções para que os problemas ocasionados pela empresa possam ser sanados. Problemas enfrentados pelo poder público também foram debatidos.
Indústrias
O prefeito de Embu das Artes Chico Brito, presidente do Conisud, falou que a cidade de Embu das Artes está sofrendo um descaso pela AES Eletropaulo e outras cidades da região Sudoeste também. Ele comenta que as indústrias não estão querendo ir para a cidade, pois a falta de energia na cidade é grande, o que ocasiona um grande prejuízo ao município. Ele relembra um problema que AES Eletropaulo causou na saúde, pois um dos Prontos Socorros do município ficou sem energia elétrica durante três dias e que tiveram que fazer uma operação removendo os pacientes de um hospital para outro. “Toda chuva que acontece no município, você encontra um transformador queimado”, disse.
Solução
Sidney Simonaggio, diretor executivo de operações do sistema, comenta que a AES Eletropaulo esta tentando resolver da melhor forma possível os problemas que vêm ocorrendo. Segundo o diretor, a empresa está contratando e treinando 580 novos eletricistas para fazer manutenção. Segundo Sidney, todo o lucro que a empresa teve foi reaplicado para novos investimentos. “Vamos ouvir e tentar esclarecer as dúvidas da população. Queremos prestar este serviço da melhor maneira possível”, comenta “A Eletroapaulo busca acertar, se não acertamos ainda é porque o tempo não deu, mas a gente vai chegar lá”, ressalta.