Debate contra homofobia em Taboão contou com a presença de Marta Suplicy
Nesta quinta-feira, 04 de agosto, a Faculdade Anhanguera Taboão da Serra recebeu o Seminário Universidade de Todas as Cores, organizado pela Ong Diversitas e que contou com a presença da senadora da Marta Suplicy. O evento fez parte da 1ª Semana do Orgulho LGBT de Taboão da Serra e reuniu cerca de 200 pessoas.
Marta é a relatora do Projeto de Lei (PL) que criminaliza a homofobia e falou sobre o crescimento dos casos de violência contra homossexuais. “Estamos vivendo em um clima de medo, porque as pessoas estão ficando cada vez mais intolerantes. È um paradoxo, porque quanto mais conquistas a comunidade LGBT alcança, como o direito a união estável, mais violenta vem a reação desses grupos radicais”, disse.
A senadora também fez questão de falar sobre a importância da aprovação da Lei que torna a homofobia crime. “Meu primeiro ato como senadora foi o desarquivamento do projeto de Lei nº 122/2006. Agora, estou travando uma batalha para escrever em conjunto com os outros senadores e os grupos religiosos um projeto que tenha o texto aprovado. A cada polêmica que surge, como o do artigo 20, que diz que discursos contra a homossexualidade não serão condenados, o projeto fica parado e os crimes continuam acontecendo sem punição”.
Marta terminou seu discurso dizendo que veio para Taboão ouvir a opinião das pessoas sobre essa polêmica da lei e concluiu: “A Lei não vai extinguir o problema, pode inibir a ação, mas o mais importante é que vai servir de instrumento de luta e permitir que haja punição para esses crimes”.
“Na minha opinião não importa se a Lei é nº 122, ou se vai ser preciso mudar o número dela, temos que aprová-la ao mais rápido possível para punir com severidade esses atos absurdos e inadmissíveis que continuam acontecendo pelas ruas e inclusive em nossa cidade”, falou o vereador Wagner Ekstein, autor do PL que instituiu o Dia Municipal de Combate a Homofobia em Taboão da Serra.
O Deputado Federal Geraldo Cruz, a Vice-prefeita professora Márcia Regina, o representante da Ong Corsa e Aliança Paulista LGBT, Julian Rodrigues e Fernanda Benvenutti, travesti que faz parte da Associação Brasileira de Gay, Lésbicas e Travestis (ABGLT), também compartilharam a opinião do vereador. “A cada dois dias, duas pessoas morrem vítimas da homofobia, e isso são dados não oficiais. Por isso, a extrema importância de estarmos discutindo, nos organizarmos e cobrar a aprovação o quanto antes”, afirmou Julian Rodrigues.
De acordo com o presidente da Ong Diversitas, Wanderley Bressan, o objetivo do evento foi promover um diálogo com a sociedade para alertar contra os atos crescentes de homofobia em todo o país. “É um orgulho ter em Taboão da Serra uma semana inteira dedicada para a discussão do tema e dizer a todos que estamos lutando contra a homofobia, o machismo e o racismo. Queremos somente o respeito e o direito a vida e ao amor”, finalizou o presidente.
A Semana do Orgulho LGBT de Taboão da Serra continua e domingo, dia 07 de agosto, acontece a II Parada do Orgulho LGBT de Taboão da Serra com show da cantora Wanessa e apresentações de estrelas do cenário LGBT. Confira a programação completa:
Agenda:
O que: Cine Diversidade
Local: Praça Luiz Gonzaga
Dia: 5 de agosto de 2011 (sexta-feira)
Horário: A partir das 23 horas
O que: 2ª Festa Pré-Parada (Bi Baladas)
Local: Bi Baladas Club ( Avenida Elias Yazbeck, 2800 – Centro de Embu)
Dia: Sexta-feira, 5 de agosto
Horário: A partir da 23 horas
O que: 2ª Parada do Orgulho LGBT de Taboão da Serra
Local: Rua Uniflor – Próximo ao Projeto Arrastão e Praça do Campo Limpo
Dia: 07 de agosto de 2011 (domingo)
Horário: Concentração às 14 horas
Show na Praça Luiz Gonzaga com a cantora Wanessa Camargo.