Ronaldo Onishi assume na Câmara Municipal nesta sexta-feira
História: Conheça todos os vereadores de Taboão da Serra
Essa é a segunda vez que Ronaldo Onishi assumirá o cargo de vereador e mais uma vez de forma interina. Em junho de 2007, depois de um pedido de licença médica do vereador Valdevan Noventa por 30 dias, Onishi, que era seu suplente, foi empossado pela primeira vez.
Foto: Arquivo do Portal O Taboanense
Ronaldo Onishi que toma posse nesta sexta-feira, dia 1º
Natal, assim como os vereadores Elói, Carlos Andrade e Arnaldinho, estão presos, acusados de participação no esquema que fraudou o sistema financeiro da prefeitura. Na Câmara Municipal assumiram outros três suplentes, Fausta Leite, Tales Franco e Alberto Queiroz, todos exercendo o mandato de forma provisória, aguardando o desfecho do julgamento. A licença dos vereadores pode ser renovada por até 120 dias.
A defesa do vereador Natal de pedir licença faz com que ele não perca o mandato, conforme a Lei Orgânica do município garante. O regimento interno da Câmara Municipal deixa claro que, por qualquer motivo, a falta em cinco sessões ordinárias, consecutivas, extingue automaticamente o mandato. Com o pedido de licença, o vereador pode aguardar o julgamento do Hábeas Corpus sem perde o cargo.
Durante o período de licença, os vereadores afastados não recebem salários ou qualquer outro tipo de benefício.