Seminário encerra comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
O I Seminário Resíduos Sólidos, "Desafios e perspectivas para a região sudeste", realizado no Parque do Lago Francisco Rizzo, de Embu das Artes, marcou o encerramento das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente de Taboão da Serra.
O debate sobre gestão integrada de resíduos sólidos teve como foco apresentar um panorama atual do processo de coleta e destinação do chamado "lixo seco" nos municípios.
As discussões procuraram ainda esclarecer dúvidas sobre as políticas adotadas para a implementação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Entre os conferencistas, Karina Mello, da Ziguia Engenharia Ltda, apresentou os benefícios da possível implantação de uma Usina de Compostagem que atendesse à demanda dos municípios do Conisud.
"Esse processo é totalmente anaeróbio, ou seja, sem cheiro, sem a exalação de gás, já que é hermeticamente fechado e o maior benefício, gerará renda com os subprodutos", afirma a gestora ambiental.
Elcires Pimenta, técnico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e responsável pelo Plano de Saneamento e Resíduos Sólidos da cidade de São Bernardo, falou um pouco sobre as dificuldades que encontrou naquele município, em relação a implantação de medidas sustentáveis no manejo e tratamento dos resíduos.
"Eu quero dizer aqui, que o problema do manejo dos resíduos sólidos não está devidamente solucionado em nenhum lugar do mundo, e nós precisamos enfrentar essa realidade", disse ele.
Também participou Mara Lúcia, do Movimento Nacional dos Catadores, que defendeu a inclusão dessas pessoas no processo de implantação de novas tecnologias do setor. "Queremos ser incluídos nesse processo, abaixo a incineração".
Houve ainda a participação do consultor do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Henrique Andrade de Oliveira, que falou sobre sua atuação na estruturação e implantação da Política nacional de Resíduos Sólidos.
A Prefeitura de Taboão da Serra realizou diversas atividades durante a semana para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, em parceria com a Ong PH4 Elementos, o 1º Circuito Ciclístico abriu as ações no dia 05 de junho. Em diversos pontos da cidade foram realizados plantios de mudas com a participação de alunos e de moradores além da revitalização do Parque Linear Poá, do Jardim América.