Marco Porta responderá pela secretaria de finanças
Reviravolta na administração do prefeito Evilásio Farias. Marco Porta, atual secretário de governo, irá acumular funções e passa a responder também pela secretaria de finanças, que ficou vaga após Rosana Maciel ter pedido licença médica na última quinta-feira, dia 16. A portaria será publicada neste fim de semana no Diário Oficial de Taboão da Serra.
Em menos de um mês, quatro pessoas passaram pelo comando da secretaria de finanças. Maruzan Corado ficou responsável pela pasta desde 2009, sendo transferido para a secretaria de planejamento no dia 27 de maio. Em seu lugar, assumiu Roberto Valadão, que ficou no cargo apenas até o dia 6 de junho, quando ambos foram presos pela Polícia Civil, acusados de participarem ou acobertarem o esquema fraudulento no sistema financeiro da prefeitura.
Foto: Eduardo Toledo
O secretário Marco Porta que irá acumular funções no governo Evilásio Farias
Após as prisões, o prefeito Evilásio Farias prometeu indicar o novo secretário logo em seguida, mas a falta de nomes adiou a decisão. Somente na terça-feira, dia 14, após “forte pressão” do governo, Rosana Maciel aceitou o cargo e foi nomeada secretaria de finanças. A solução durou bem menos do que o esperado (e necessário), na quinta-feira, três dias após assumir o cargo, Rosana pediu afastamento.
Um dos cargos mais importantes da administração estava vago novamente. Mais uma vez o prefeito Evilásio Farias se deparou com um problema: como tocar pra frente o dia-a-dia da prefeitura? Ainda sem nomes fortes para assumir uma secretaria considerada “maldita”, Evilásio optou pelo pastor Marco Porta, que irá acumular duas funções dentro da administração.
A nomeação de Marco Porta é claramente para “tapar um buraco”, uma vez que o ex-vereador e ex-deputado não é um técnico que entende de balancetes e contabilidade. Evilásio deve anunciar dentro de alguns dias um secretário capacitado a responder pela pasta.
Politicamente, diante de tantos escândalos, Marco Porta será vital para dar sobrevida a um governo que tenta mostrar recuperação, mas sofre diante das investigações implacáveis da Polícia Civil e mão forte da juíza Flavia Castellar Olivério. O que se espera é que a prefeitura retome o atendimento ao cidadão o mais rápido possível e a normalidade, pelo menos daqui para frente seja restabelecida.