Novo escândalo: funcionário da Conam fraudava folha de pagamento da prefeitura
Veja tudo o que já foi publicado sobre o escândalo na prefeitura
A fraude aconteceu em janeiro de 2010, mas só foi revelada agora. Um ex-funcionário da prefeitura, de nome Willian, teria sido contratado pela Conam, empresa que administra diversos sistemas na prefeitura, entre eles o IPTU, o ISS, a Dívida Ativa e a Folha de Pagamento.
Foto: Eduardo Toledo
Rinaldo Abreu confirmou caso de fraude ocorrido em janeiro de 2010
Segundo a denúncia, esse funcionário adulterava a folha de pagamento gerando uma folha complementar, onde eram pagos benefícios indevidos a sua noiva, que continuava trabalhando na prefeitura. O valor fraudado ainda não foi revelado, mas extra-oficialmente o montante desviado pode ultrapassar R$ 100 mil.
O que mais deixa intrigado os vereadores da comissão é a forma como a fraude aconteceu. De dentro da empresa Conam, o funcionário acessava o sistema da prefeitura e adulterava a folha de pagamento. “Isso é um absurdo, o sistema é falho, fraco, sem nenhuma garantia de segurança”, disse o vereador Olívio Nóbrega.
O relator Paulo Félix, também se mostrou indignado e disse que não consegue entender com a prefeitura, mesmo com todas as denúncias contra a empresa Conam ainda renovou o contrato no último dia 28 de maio. “Vamos investigar esse pregão eletrônico, é muito estranho o que está acontecendo e nós vamos até o final”, disse.
Confirmado
O funcionário da Conam, Rinaldo Abreu, em depoimento na Câmara Municipal na última sexta-feira confirmou que o crime foi descoberto na época. “Foi feito um boletim de ocorrência na Seccional de Taboão da Serra e o funcionário foi demitido”, informou. Ainda segunda Rinaldo, a Conam costuma contratar funcionários que trabalham nas prefeituras.
Paulo Félix garantiu que acabando o clico de investigações sobre a questão das senhas, irá apresentar um relatório preliminar. “Hoje, a dívida ativa da prefeitura é um convite ao roubo”, sentenciou.